As vendas de discos de vinil aumentaram 15% nos primeiros nove meses de 2023 comparados ao ano passado.
Os números foram divulgados pela BPI (via MusicWeek) e contabilizaram 3,952,262 vendas de discos, um aumento de 13,2% desde 2022. Segundo o relatório, o terceiro quarter do ano vendeu 1,237,620, um aumento de 15% em comparação com ano passado.
Até agora, os principais artistas responsáveis pelo ressurgimento das vendas de vinil incluem Lana Del Rey, Taylor Swift, Blur e Kylie Minogue – todos os quais lançaram novos LPs desde o início do ano.
Até agora, Did You Know That There’s A Tunnel Under Ocean Blvd, de Lana Del Rey, continua sendo o maior lançamento em vinil do ano – com 33.568 cópias vendidas no formato desde seu lançamento em março. Isto é seguido por Speak Now (Taylor’s Version) de Taylor Swift, que foi o lançamento de vinil mais vendido do terceiro trimestre, com 29.649 vendas.
Em terceiro lugar estão os ícones do britpop Blur, cujo nono álbum de estúdio The Ballad Of Darren vendeu 26.894 cópias, e Tension de Kylie Minogue não fica muito atrás, com 19.160 cópias vendidas desde seu lançamento no mês passado.
Para o fim do ano, a MusicWeek prevê outros lançamentos com grandes vendas. Um deles é o Rolling Stones, que lançarão Hackney Diamonds – seu primeiro novo álbum de música inédita em 18 anos, no dia 20 de outubro.
O número também deverá aumentar com a Black Friday e a Record Store Day no dia 24 de novembro.
Conforme relatado pela MusicWeek, as vendas de CDs em 2023 caíram 6,3% em relação ao ano anterior, e as vendas físicas como um todo caíram 0,5%. O streaming continua a ser a principal forma de consumo de música, representando 88,5% do mercado.