Axl Rose é, talvez, um dos vocalistas com a voz mais facilmente reconhecível, líder de uma das mais bem sucedidas bandas, não apenas do rock, mas de todo o mundo da música.
Dono de um visual icônico, Rose tem uma voz que não agrada a todos, mas é fato que é um elemento característico nas músicas em que performa.
Apesar de ter feito parte de grupos menores no início de sua carreira, a grande parte dos fãs conhecem seu trabalho pela história que fez com o Guns N’ Roses, sendo o único membro original a nunca ter saído do grupo.
Outra grande participação que o vocalista teve, foi em 2016, quando integrou de maneira temporária o AC/DC, no lugar de Brian Johnson, que estava doente.
Esta lista engloba os trabalhos que ele fez com o Guns, passando pelas diferentes fases de sua carreira, com as suas diferentes formas de se cantar.
“Welcome To The Jungle” – Appetite For Destruction
“Welcome To The Jungle” faz parte de um dos melhores álbuns de estreia de todos os tempos, Appetite For Destruction (1987).
O álbum já se inicia com uma de suas maiores músicas e que cria toda uma ambientação para o que virá a seguir. Axl Rose é um dos grandes destaques da faixa, com seu drive característico e uma fala rápida no refrão.
Anteriormente ao solo, ele solta a voz e já mostra um pouco do que é capaz de fazer, que pode ser melhor conferido em sua clássica “You’re in the jungle baby, you’re gonna dieeeeeee”.
“This I Love” – Chinese Democracy
O álbum mais injustiçado de toda a carreira do Guns N’ Roses é, sem dúvida, Chinese Democracy (2008). A voz, juntamente com o piano, faz a música ser um dos grandes destaques do álbum.
Desde o início, os vocais de Rose já se mostram poderosos e emocionantes, em uma das melhores performances de sua carreira. O grande ponto alto da faixa é o refrão, quando o contraste entre sua voz e o piano são mais evidentes, tornando-se assim, extremamente marcante.
“Mr. Brownstone” – Appetite For Destruction
Um dos momentos em que Axl Rose aposta em uma abordagem diferente é em “Mr. Brownstone”. Faixa presente em Appetite For Destruction, ela se destaca por trazer vocais mais graves e limpos.
Ainda assim, a faixa conta com partes mais agudas, que complementam o restante da faixa e a tornam única, saindo um pouco do tradicional e trazendo uma certa mudança no álbum.
“Yesterdays” – Use Your Illusion II
O álbuns Use Your Illusion (1991) foram concebidos em uma fase em que a banda já explorava mais o uso de pianos e, nessa faixa, isso se torna evidente.
A balada é calma, mas o grande diferencial é como a voz de Axl Rose se contrasta do resto da música e, à primeira vista, não uma escolha tão óbvia.
“Patience” – G N R’ Lies
Iniciando-se com um assovio memorável, “Patience” evidencia toda a tranquilidade que a voz de Rose pode ter.
Em uma balada acústica, o que mais fica claro é a sua participação, com uma performance tranquila e serena.
Apesar disso, ao final da música, sua voz ganha potência e torna-se ainda mais evidente, com os backing vocals cantando o refrão da música, dando todo o suporte ao vocalista.
“November Rain” – Use Your Illusion I
Sem a menor sombra de dúvidas, “November Rain” é uma das maiores canções que o Guns N’ Roses já fez.
Em uma performance belíssima, Axl Rose não entrega apenas ótimos vocais, mas também uma ótima performance no piano, sendo esta uma excelente balada, que passa por mudanças no final.
O solo, a melodia, a letra, tudo sobre “November Rain” se encaixa perfeitamente e faz com que seus quase 09 minutos de duração sejam absolutamente inesquecíveis e, de forma alguma, cansativos.
“You Could Be Mine” – Use Your Illusion II
Com uma bateria potente e marcante, “You Could Be Mine” é um clássico do Guns N’ Roses.
Fazendo parte da trilha sonora de Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final, a música segue em ritmo acelerado durante toda a sua extensão e, aqui, ao invés de contraste, a voz de Rose se complementa ao instrumental.
A ponte, que antecede o último refrão, é uma demonstração do poder vocal de Axl Rose que, além de potente, é também veloz.
“Sweet Child O’ Mine” – Appetite For Destruction
Todo mundo conhece o riff de “Sweet Child O’ Mine” mesmo que, talvez, não conecte a música à banda.
Uma linda balada e um dos maiores clássicos do rock, a faixa traz também um ótimo solo e empolga o público, quando tocada ao vivo. A performance de Rose é grandiosa, assim como todos os elementos que compõem a faixa.
“Coma” – Use Your Illusion I
Iniciando-se com um som de coração batendo, “Coma” é uma grande música da carreira do grupo, que conta também com outros elementos sonoros, como falas de pessoas.
Nos mais de 10 minutos da faixa, Axl Rose faz uma performance certeira, alternando entre momentos graves e mais agudos, em um misto de calma e tranquilidade com velocidade e potência.
“Civil War” – Use Your Illusion II
Com uma letra poderosa, “Civil War” é a primeira música do Use Your Illusion II. Esta é mais uma faixa em que Rose traz momentos mais serenos em contraste com a alta potência que sua voz pode ter.
Tudo sobre a música se encaixa de maneira perfeita, sendo “Civil War” um dos maiores destaques de toda a carreira do Guns.