Confira mais um texto escrito por um de nossos WikiBrothers:

por Juninho

Não sou muito bom com listas, mas essa foi a melhor maneira que encontrei para recomendar bandas pesadas que usam o humor como ingrediente principal.

Percebam vocês que não incluí representantes como Stormtroopers Of Death, Anthrax, Annihilator, entre tantas outras, porque a comédia não é o principal foco destas bandas.

Seguem abaixo 6 bandas competentíssimas tanto do ponto de vista musical quanto do humorístico. Boa diversão a todos!

Juninho

\,,/

SPINAL TAP

Conheci o Spinal Tap provavelmente como a maioria dos headbangers, através do engraçadíssimo filme de 1984, This Is Spinal Tap.

O filme, em formato de documentário, satiriza os excessos das bandas oitentistas através do registro em vídeo da fictícia banda Spinal Tap.

Como o sucesso do filme, os atores começaram a excursionar usando os nomes dos personagens e da banda.
Não podemos afirmar que o Spinal Tap teve uma carreira ininterrupta desde então, mas é fato que os caras ainda estão (eventualmente) na ativa, ora tocando em grandes festivais, ora lançando músicas inéditas, como em seu último e hilário álbum Back From The Dead de 2009.

STEEL PANTHER

Conheci o Steel Panther há pouco tempo e fiquei viciado no som dos caras. Na verdade, foi depois de escutá-los que tive a ideia de escrever este artigo. A banda satiriza de modo cômico o Glam Metal dos anos 80.

Os músicos são excelentes, com destaque para o grande guitarrista Russ Parrish (chamado de Satchel no Steel Panther). Além de fazer ótimas releituras de solos famosos, Parrish faz um backing vocal preciso nos dois discos da banda. O guitarrista também fez parte do Fight, antiga banda do Rob Halford, gravando o excelente disco War Of Gods.

Segundo informações do WikiBrother Gilberto Morais, após 4 anos de banda os caras já são headliners em festivais europeus de respeito.

Uma dica do WikiBrother Maurício Oliveira é este link que mostra um pedaço do show dos caras. Parece que é costume entre as mulheres desvendarem o que há embaixo do sutiã quando são filmadas.

TENACIOUS D

A banda é formada pelos músicos/comediantes Jack Black e Kyle Gass desde 1991, porém foi depois do filme Tenacious D in The Pick of Destiny que começou a ser mundialmente conhecida.

Apesar da banda ser oficialmente composta por duas pessoas, nomes de peso como Brooks Wackerman (Bad Religion) e Dave Grohl (Nirvana, Foo Fighters) ajudam nas gravações e apresentações ao vivo.

O mais recente e bom álbum, Rize Of The Fenix, foi lançado em 2012 e está disponível no Soundcloud oficial da banda.

Recomendo fortemente o engraçado filme de 2006 antes de se aventurar pela discografia da banda.

BEATALLICA

Beatallica

Essa banda já rolou em um episódio da temporada 2012 do Wikimetal (Ep #096, com Don Jamieson). É uma excelente opção para fãs de Beatles e Metallica.

Basicamente o que os caras fazem é mesclar melodias dos Beatles com letras, ritmo e vocais semelhantes aos do Metallica, resultando num som de primeira.

Uma curiosidade é que para evitar problemas judiciais, a banda disponibiliza gratuitamente para download todo o material gravado.

Os nomes utilizados por cada integrante também são resultado da mistura das duas bandas: Jaymz Lennfield, Grg Hammetson, Kliff McBurtney e Ringo Larz.

VELHAS VIRGENS

Seria um sacrilégio deixar a Banda das Velhas Virgens de fora desta lista.

Liderados pelo gente-finíssima Paulão de Carvalho, a maior banda independente do Brasil está na estrada há mais de 25 anos e nunca contou com o apoio da grande mídia para divulgação dos seus trabalhos.

Com letras inteligentes, irreverentes e sob forte influência do Blues a banda segue a todo vapor. Lançaram o último disco em 2011 (Carnavelhas 2 – do Love Story à Avenida São João) e uma deliciosa cerveja em 2012. Quem quiser provar precisa comparecer pessoalmente ao show da banda.

Roqueiro brasileiro que se preze tem que conhecer o som deles.

PSYCHOSTICK

Esta banda de Hardcore norte-americana incorpora à sua imagem itens de comédia pastelão, como galinhas de borracha, chapéus bizarros, raquetes de tênis, instrumentos de brinquedo, etc., sem negligenciar a parte musical.

Começaram a ganhar mais visibilidade nos Estados Unidos após o relançamento do seu primeiro álbum We Couldn’t Think Of A Title, que traz uma de suas músicas mais conhecidas, ”BEER”. Lançaram o terceiro disco em 2011.

Pessoalmente gosto mais do humor das bandas anteriores, mas o Psychostick certamente agradará muitos WikBbrothers. Vale à pena uma passagem pela discografia da banda.

*Este texto foi elaborado por um Wikimate e não necessariamente representa as opiniões dos autores do site.

Clique aqui para ver os outros textos do WikiBrother Juninho.

Categorias: Opinião

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *