Na última sexta, 06, o System Of A Down quebrou um intervalo de 15 anos e lançou duas músicas inéditas, as impactantes “Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz”, que possuem como temas o conflito armênio que está destruindo o país em que os membros descendem.
O baixista Shavo Odadjian contou para Araksya Karapetyan, da FOX 11, sobre os bastidores e motivações dos lançamentos da banda. “Ele [o baterista John Dolmayan] escreveu e disse que precisávamos colocar tudo para trás e fazer algo. Nós precisamos fazer parte disso. Nós precisamos ajudar em qualquer modo que a gente consiga. Isso, isso é maior que nós, maior que nossas emoções, maior que nossos sentimentos, maior que nossos egos. Vamos nessa. E de cara, Daron [Malakian] respondeu com ‘aqui eu tenho algo que pode salvar tempo'”, com isso, em duas semanas, a banda se reuniu e as duas faixas e um clipe nasceram.
“Nós estívemos juntos como se a gente tívesse ido em turnês juntos, tocado em shows juntos, saído juntos, ido almoçar, indo jantar. Nós somos amigos, sabe o que eu quero dizer? Nós somos todos amigos. É que, nós só não estávamos sendo criativos juntos”, Shavo conta. “Então quando a gente chegou lá, de primeira a tensão estava meio alta porque a gente não sabia como todo mundo ia estar, mas depois de cinco minutos, nós estávamos conversando, rindo na conversa sobre a música, como iria ser, como a gente iria ajudar e o que isso ia fazer para nosso povo. Essa é a coisa número um foi que isso era o que isso ia fazer funcionar e ajudar, como isso ia ajudar nosso povo. Porque eu senti que é tipo um cavalo de Tróia, sabe, é como se a gente estivesse voltando e o mundo irá ouvir porque fazem 15 anos que a gente não faz nada.”
No lançamento das canções, a banda também publicou um texto explicando e se aprofundando na desafiadora realidade que o país atravessa, clique aqui para ler.
Clique aqui para assistir a matéria com Shavo.
Confira abaixo “Protect the Land” e “Genocidal Humanoidz”.
LEIA TAMBÉM: Serj Tankian admite frustração sobre posição política do baterista John Dolmayan