O ex-guitarrista do Yes, Steve Howe, recentemente foi convidado pela BBC Radio para conversar sobre a cena progressiva dos anos 70, Jethro Tull, canções estendidas, Asia, Queen e The Quest. Ele também escolheu algumas de suas canções favoritas.

Ao falar sobre a separação de Yes em 1981 e a formação de Asia, Steve Howe afirmou que estava cansado de tentar manter a banda junta, apesar da constante mudança dos integrantes.

“Bem quando todos estavam felizes, alguém dizia, ‘Oh, eu quero ir embora.’ Isso ficou irritante, então pensei: ‘Bem, posso ver o Yes se dissolvendo na frente dos meus olhos, então qual é a melhor coisa a fazer?’. Naquela época, havia pouca experiência em reformar bandas, reacender alguma banda que costumava ser, então a única maneira de avançar era uma banda nova”, disse, em entrevista.

Asia acabou se formando a partir dessa ideia: “John Wetton (vocal, baixo) e eu estávamos improvisando, e eu pude ver que tipo de baixista ele era… fenomenal. Nós estávamos correndo atrás da chance com ‘Heat Of The Moment’, que era diferente de Yes em muitos aspectos”, contou.

A canção possui um verso após o segundo refrão, alguns dos arranjos regulares. “Foi assim que começamos os anos 80”, afirmou. Steve Howe disse que não sabia na época se competiriam com Yes. “Mas basicamente, nós éramos o Asia, eles eram o Yes, eles estavam indo em frente, nós seguimos com isso”.

Asia lançou seu primeiro álbum homônimo em 1982. Foi o álbum número 1 nos Estados Unidos naquele mesmo ano. As vendas mundiais totais para o disco são estimadas em mais de 10 milhões de cópias.

Confira a entrevista completa de Steve Howe para a BBC Radio aqui:

Categorias: Notícias