Em recente entrevista para o podcast Appetite For Distortion, Biff Byford, o carismático vocalista da renomada banda de heavy metal Saxon, compartilhou seus conhecimentos fascinantes sobre sua abordagem única para cuidar de sua voz durante as turnês.
Contrariando práticas convencionais, Byford revelou que não se submete a exercícios vocais, preferindo simplesmente soltar a voz.
“Eu realmente não faço nenhum exercício vocal, para falar a verdade. Eu apenas canto. Eu não canto no camarim e faço todo mundo enlouquecer. Eu não faço tudo isso. Então eu simplesmente saio e canto, de verdade. Quer dizer, nossa música é um exercício vocal por si só, então está tudo bem”, explicou o vocalista (via Blabbermouth)
Quando questionado sobre a evolução de sua voz ao longo das cinco décadas de carreira, o cantor afirmou que acredita ter ganho mais poder no registro mais grave com o tempo. “Acho que minha voz melhorou com o passar dos anos, na verdade. Não sei porquê. Sorte, suponho.”
Além disso, Byford abordou a importância de manter-se fisicamente em forma para enfrentar as exigências das performances ao vivo. “Eu meio que tento ganhar resistência, faço alguns exercícios. Exercite-se mais e faça mais fisicamente, apenas para aumentar a resistência. Então, sim, estou fazendo dieta e geralmente tentando voltar à forma para a estrada.”
Essa perspectiva única do vocalista oferece aos fãs uma visão privilegiada sobre os cuidados vocais e físicos que sustentam seu impressionante desempenho nos palcos ao longo das décadas.
Saxon arrasa com novo álbum e anuncia turnês épicas em 2024
A lendária banda de heavy metal lançou seu aguardado 24º álbum de estúdio, Hell, Fire And Damnation, em 19 de janeiro pela Silver Lining Music. Produzido por Andy Sneap e Biff Byford, o álbum é uma fusão única entre a força atual e a flexibilidade irreverente do New Wave Of British Heavy Metal.
O ano de 2024 reserva grandes planos para o Saxon, incluindo uma empolgante turnê europeia ao lado das bandas Judas Priest e Uriah Heep, iniciando no Reino Unido em março. Além disso, anunciaram uma co-headline nos EUA com Uriah Heep, intitulada Hell, Fire & Chaos – The Best Of British Rock & Metal.
Apesar da saída do guitarrista Paul Quinn no ano passado, Saxon encontrou um substituto à altura em Brian Tatler, do Diamond Head, que se juntou à banda em vários shows europeus.
LEIA TAMBÉM: Saxon se apresenta em São Paulo; veja fotos exclusivas