Na última enquete Wikimetal o álbum Paranoid do Black Sabbath foi eleito como o melhor da carreira da banda, com 27% dos votos. Em segundo e terceiro lugar ficaram Heaven And Hell com 18% e o auto-intitulado álbum de estreia, com 15%.

Lançado em Setembro de 1970, o segundo álbum do Black Sabbath Paranoid foi o único trabalho da banda a chegar ao topo das paradas no Reino Unido, até o último álbum da banda 13 ter repetido a conquista. O álbum traz alguns dos hits históricos da banda como a faixa-título, “War Pigs” e “Iron Man”.

Falando sobre a música que leva o título do álbum, o baixista Geezer Butler disse que a faixa foi composta muito rapidamente: “Nós não tínhamos músicas suficiente para o álbum, então o Tony começou a tocar o riff e foi isso. Ela demorou uns vinte, vinte e cinco minutos do começo ao fim”. O baixista também compartilhou que a letra da música trata de depressão, explicando à revista Mojo: “Eu não sabia direito a diferença entre depressão e paranóia”.

Ao ranquear o álbum em 130º lugar na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos, a Rolling Stone descreveu o legado que Paranoid deixou: “Basicamente todas as bandas de Heavy Metal ou Rock pesado das últimas três décadas devem algo aos riffs arrebatadores de Iommi, os ritmos absurdos de Ward e Butler e a voz agonizante de Ozzy em faixas como Paranoid, Iron Man e War Pigs”

O Paranoid já marcou presença em diversas listas do Top 11 do Wikimetal, e a faixa Iron Man já ganhou a enquete Wikimetal como o melhor riff do Black Sabbath. Na enquete do melhor segundo álbum já lançado o álbum perdeu para Ride The Lightning do Metallica.