O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, sancionou a lei que estabelece a data de 8 de junho como o “Dia Estadual do Heavy Metal” no Paraná. O projeto é de autoria do deputado estadual Douglas Fabrício (CIDADANIA). As informações são do site Paraná Portal.

A data, claro, é muito significativa para os fãs de heavy metal, agora em dobro, já que 8 de junho foi a data que Andre Matos faleceu no ano de 2019. Cantor, compositor e grande músico formou as bandas Viper, Angra e Shaman e sua morte foi lamentada em todo o mundo.

Quando apresentou a proposta, o deputado Douglas argumentou que o Paraná, ao lado de São Paulo, é um dos estados com mais fãs de heavy metal no Brasil. 

“Só no ano passado tivemos diversos shows de grande porte na capital paranaense, como dos Scorpions, Whitesnake, Europe e Bon Jovi. Neste ano, devido a pandemia do Coronavírus, foram transferidos para novembro e dezembro os shows do Metallica e do Kiss. Esperamos que sejam realizados. Curitiba está na rota internacional do gênero. O Nazareth, por exemplo, gravou um álbum ao vivo na capital paranaense e o Iron Maiden também já registrou apresentação na cidade em DVD e CD”, afirma o deputado.

A ideia do projeto veio de uma petição online de fãs que buscam, um dia, ter 8 de junho como o dia do heavy metal em âmbito nacional. Em São Paulo a leia já está regulamentada e em outros estados, como Espírito Santo, a proposta está no radar.

Categorias: Notícias