Nicko McBrain, do Iron Maiden, revelou ao público que lutou contra o câncer de laringe em 2020. A informação foi divulgada com um alerta para diagnóstico precoce da doença, publicado na última quinta, 16, pela Universidade de Miami.

Cinco anos após Bruce Dickinson se recuperar de um câncer na garganta, McBrain foi diagnosticado com câncer de laringe em estágio um no último ano. Na semana seguinte ao diagnóstico, o baterista passou por uma operação bem sucedida e faz check-ups semanais para garantir que a doença não retorne. 

No relato publicado pela instituição, o baterista alertou pessoas com problemas vocais persistentes: por gritar durante as performances com Maiden, McBrain achava que a rouquidão e a perda de voz eram sintomas comuns, mas eram sinais da doença. Ele também faz acompanhamento vocal desde então.

O diagnóstico precoce, graças ao médico de confiança de McBrain, fez toda a diferença para o tratamento e vitória contra o câncer. “Recomendo veementemente a qualquer pessoa sentindo que existe algo diferente com a voz para verificar. E não adie. Foi muito bom para mim descobrir no estágio um”, disse o baterista. 

“Câncer nesta parte do corpo pode crescer dentro e ao redor das cordas vocais e outras estruturas próximas”, explicaram os especialistas do  Sylvester Comprehensive Cancer Center, responsáveis pelo tratamento do músico. “Muitos casos apresentam um mudança de voz como a de Nicko e, muitas vezes, quando o tumor é pequeno, na faixa de um a dois milímetros, é um tumor mais fácil de remover completamente”. 

LEIA TAMBÉM: Nicko diz que batalha de Bruce contra o câncer o ajudou a ficar sóbrio

Categorias: Notícias