Toda discografia de grandes artistas e bandas possuem aquele álbum polêmico entre os fãs e críticos, que geralmente apresentam uma nova sonoridade, se tornando um verdadeiro divisor de águas na carreira. Para os Rolling Stones, muitos afirmam que esse disco foi o recém relançado Goats Head Soup, e para o Metallica, sem dúvidas, é o Black Album.
O disco de 1991, que completa 29 anos nesse ano, é tópico de debate até hoje, e foi o estopim para elevar o grupo ao sucesso mainstream que só cresce a cada dia. Com isso, perguntamos: o que vocês acham da mudança de som que o Metallica apresentam no Black Album?
Com 45% dos votos (137 votos), a perspectiva de vocês com a mudança de som e alcance do sucesso para grandes públicos foi considerada como um movimento positivo.
A neutralidade, ou seja, a mudança de som para algo mais mainstream não prejudicou ou melhorou o estilo musical da banda, ficou com o segundo lugar e 35% dos votos (apenas 30 a menos que o primeiro lugar).
E no terceiro lugar, com 20% dos votos (60 votos), a nova fase do Metallica foi considerada negativa para alguns fãs, afirmando que a banda deveria ter se mantido fiel ao seu som. ]
O ‘Black Album’ marcou a criação de um novo som do Metallica e levou a banda ao mainstream. O que você acha dessa mudança?
- Boa. Eles fizeram certo em mudar o som pra algo mais mainstream (45%)
- Neutro. A mudança não acrescentou nem prejudicou o estilo da banda (35%)
- Péssima. Eles deviam ter se mantido fiéis ao som deles (20%)