O revolucionário produtor Phil Spector, que cumpria prisão perpétua por assassinato, morreu aos 81 anos de vida.

Harvey Phillip Spector, 81, foi declarado morto por causas naturais neste sábado, 16 de janeiro em um hospital externo à prisão. A causa da morte oficial será determinada após exame do legista na delegacia de San Joaquin County” diz a declaração do Departamento de Correção e Reabilitação da Califórnia.

O site TMZ reportou que Spector foi hospitalizado devido a complicações decorrentes da COVID-19.

Phil Spector foi o responsável por transformar a função de produtor de discos que era alguém que ficava no “obscuro quarto dos fundos”, para algo parecido com um Diretor de cinema.

Entre 1960 e 1965, Phil Spector produziu mais de 25 hits escrevendo ou coescrevendo muitos deles com artistas como The Ronettes e The Crystals. Depois disso, colaborou com os Beatles, John Lennon, George Harrison, Leonard Cohen e com os Ramones no final dos anos 1970. 

Dentre seus trabalhos mais famosos destaca-se a produção do álbum Let It Be dos Beatles em 1970 além da criação da fórmula que ficou conhecida como Wall of Sound, intensamente utilizada por Brian Wilson dos Beach Boys.

O hino “Imagine” foi escrito por John Lennon em um grande piano branco ao lado de sua então esposa, Yoko Ono. No estúdio, a faixa do ex-Beatles ganhou linhas de baixo, bateria e um arranjo de acordes coproduzidos por Phil Spector.

“You’ve Lost That Lovin’ Feelin'” da dupla The Righteous Brothers que foi a música mais tocada nas rádios dos EUA no século XX, e a imortal “My Sweet Lord” de George Harrison, também aparecem na lista de produções geniais criadas por Spector.

End of the Century, o lendário álbum dos Ramones de 1980 foi um dos últimos trabalhos de Spector. O disco traz os hits “Do You Remember Rock ‘n’ Roll Radio?” e “Rock ‘n’ Roll High School” entre outras.

Em 13 de abril de 2009, Phil Spector foi declarado culpado de homicídio, no caso da morte de uma atriz em sua mansão, ocorrida seis anos antes. Os promotores disseram que Spector alvejou e matou a atriz Lana Clarkson em sua mansão na madrugada de 3 de fevereiro de 2003, após tê-la conhecido horas antes na discoteca em que trabalhava. 

LEIA MAIS: John Lennon: Ouça a demo original de “Imagine”, que será lançada em novo box

Categorias: Notícias