Jon Zazula, co-fundador da Megaforce Records e figura histórica na cena do heavy metal, morreu na última terça-feira, 01, aos 69 anos de idade. A notícia foi confirmada pela Variety

Conhecido como Jonny Z, o executivo musical começou a carreira como dono da loja de discos independente Rock and Roll Heaven, em Nova Jersey. Depois, escutou uma demo do Metallica e se tornou gerente de turnê da banda no começo da carreira. Foi então que decidiu fundar a gravadora ao lado da esposa, Marsha, para lançar Kill’ Em All (1983), primeiro álbum da banda. Ride The Lightning (1984) também saiu pela Megaforce, antes da banda de thrash metal seguir para a Elektra Records naquele ano. 

Nos anos seguintes, Zazula trabalhou com outros nomes importantes do metal, tendo lançado também o álbum de estreia do Anthrax, Fistful of Metal (1984). Entre outras bandas que passaram pela gravadora, estão Warren Haynes, Testament, Overkill, Frehley ‘s Comet, Ministry e muitos outros.

“A música pesada perdeu um de seus grandes campeões hoje quando Jonny Z deixou este mundo, cedo demais. Em 1982, quando ninguém queria dar uma chance a quatro garotos da Califórnia tocando um tipo louco de metal, Jonny e Marsha  fizeram isso, e o restante, como dizem, é história”, escreveu a banda em comunicado. “Ele foi um mentor, um empresário, um chefe de gravadora e uma figura paterna para todos nós… O Metallica não seria quem somos ou onde estamos hoje sem Jon Zazula e sua esposa, Marsha”. 

Em janeiro de 2020, Marsha Zazula morreu aos 68 anos. James Hetfield a nomeou “Matriarca do Metal da Costa Leste” e agradeceu todo o apoio ao longo da carreira.

Descanse em paz, Jonny! 

Tags:
Categorias: Notícias