Ontem, 17, durante o show da cantora pop Taylor Swift, a fã Ana Clara Benevides Machado faleceu devido ao calor. A sensação térmica no Rio de Janeiro, local do show, era de quase 60 (sessenta) graus. A fã passou mal, foi socorrida por brigadistas, levada ao hospital, mas não resistiu.

Em nota, o Ministro da Justiça Flávio Dino, determinou que a partir do ocorrido, será permitida a entrada de garrafas de água em shows e espetáculos, coisa que até então era proibida.

A determinação exige ainda que as produtoras de shows deverão disponibilizar água potável gratuita em “ilhas de hidratação” de fácil acesso em eventos com alta exposição ao calor.

Dino mencionou ainda em sua mensagem que “a medida vale imediatamente e que a portaria será editada em, no máximo, 1 hora”.

O Ministro da Justiça disse ainda que “é inaceitável que pessoas sofram, desmaiem e até morram por falta de acesso à água.”

Portaria publicada

A Portaria foi de fato publicada e postada pelo Ministro da Justiça às 13:44 conforme pode ser visto logo abaixo:

Posicionamento da T4F

A T4F, organizadora dos shows de Taylor Swift, fez 2 postagens através de suas redes sociais. A primeira, lamentando a morte de Ana Clara Benevides Machado:

Em nota posterior, a T4F confirmou que irá “aumentar o fornecimento de água gratuita nas filas e em todos os acessos e entradas ao estádio e no seu interior”.

A produtora também afirmou que “será permitida a entrada no estádio com copos de água lacrados e alimentos industrializados lacrados, sem limitação de itens por pessoa”.

Porém a nota menciona que “a proibição de entrada de garrafas de água em estádios é uma exigência feita por órgãos públicos”. Portanto não leva em consideração a nova portaria recém publicada que permite a entrada de garrafas de água de uso pessoal.

Confira também a nota do MInistro da Justiça, Flávio Dino, determinando a mudança que será aplicada em todos os shows, incluindo os shows de metal:

ATUALIZAÇÃO – 18/11/2023 17:59
O segundo show de Taylor Swift no Rio que ocorreria hoje, 18, foi cancelado. Em nota escrita à mão a cantora disse: “Estou escrevendo isso do meu camarim no estádio. Foi tomada a decisão de adiar o show desta noite devido às temperaturas extremas no Rio. A segurança e o bem-estar dos meus fãs, colegas artistas e equipe técnica devem e sempre estarão em primeiro lugar”

Categorias: Notícias