Mayhem celebra 40 anos de história com show único no Brasil dia 7 de dezembro, na Vip Station, em São Paulo. Um marco raro para uma banda que moldou e sobreviveu ao lado mais extremo do black metal.

Em entrevista exclusiva ao Heavy Metal Online, Jørn “Necrobutcher” Stubberud, baixista e membro fundador, confirmou que o espetáculo no Brasil fechará simbolicamente uma década de celebrações e uma trajetória marcada por tragédias, renovações e polêmicas. “São Paulo é o último show que vamos fazer da turnê dos 40 anos. Vai encerrar a turnê ao redor do mundo”, afirma o baixista.

Necrobutcher garante que o espetáculo será especial, intenso e carregado de significado. A apresentação deve reunir clássicos das diferentes fases da banda, momentos de celebração da história do black metal e a simbólica despedida dessa turnê mundial. Para os fãs, será a chance de testemunhar um capítulo essencial na trajetória de uma das bandas mais importantes do metal extremo.

Cancelamentos no Brasil: “Não posso acreditar que isso aconteceu”

Apesar da forte relação com o público brasileiro, a banda enfrentou turbulências em sua última passagem pelo país, em 2023, quando duas apresentações foram canceladas por pressões políticas locais que acusaram a banda de simpatizar com ideologias extremistas. A mobilização partiu do deputado estadual  Leonel Radde (PT), do Rio Grande do Sul, que na época fez um vídeo para acusar o Mayhem de neonazismo e acionou as autoridades a fim cancelar o show.

O show de Porto Alegre foi cancelado pela casa de shows após denúncia de político para impedir a apresentação e protestos. Em seguida, o show em Brasília foi cancelado de última hora, com fãs e a própria banda no local da apresentação.

O episódio ainda causa indignação em Necrobutcher: “Não posso acreditar que isso aconteceu em um país como o Brasil. Vocês não são mais um país de terceiro mundo. Têm governos eleitos. Algum político corrupto que queria ter algum alvoroço sobre si mesmo no jornal. E ele conseguiu fazer isso. Eu não podia acreditar.”

Segundo Necrobutcher, os cancelamentos foram motivados por acusações infundadas que tentavam associar o Mayhem a ideologias extremistas. Para ele, trata-se de uma distorção histórica e simplista do imaginário em torno do black metal.

A tentativa de vincular a banda à extrema direita é algo que Jørn rejeita de forma categórica. “Eu ouvi sobre esse tipo de bandas, que são políticas e se chamam black metal, com atitudes de extrema direita, mas nós não somos isso, você sabe. Longe disso, nunca fomos isso”, reforço o músico.

Ele admite que grupos extremistas existem em vários estilos musicais, mas destaca que essa não é a realidade do Mayhem. “Você tem skinheads no punk, gente de direita na folk music, até hillbilly country com isso. Está por toda parte. Mas não somos parte desse grupo”, explica. Em tom bem-humorado, ele ironiza: “Se alguém deveria ser banido, é o Ace of Base — aí sim por uma real fucking razão.”

Ligação com o Brasil: “Meu restaurante favorito no mundo é aí”

Mesmo após os cancelamentos, Necrobutcher reafirma que o Brasil segue entre os países mais significativos de sua carreira. O baixista demonstra um carinho incomum por parte de um ícone de um gênero tão austero.

“Eu amo viajar pelo Brasil, tocar aí. Fiz grandes amigos ao longo dos anos”, disse com entusiasmo. Ele também confessou um amor profundo pela culinária brasileira, especialmente por um prato específico. “Meu restaurante favorito no mundo é no Brasil, você sabe, o churrasco? Eu amo essa coisa. Eu me certifico de sempre ir num restaurante destes. e vocês são os reis do chocolate, você sabe, e eu amo chocolate”, confessou.

LEIA TAMBÉM: Mayhem: Necrobutcher rompe décadas de silêncio e revela tragédia sobre Dead

Categorias: Notícias

Repórter e Fotógrafa em cobertura de shows, resenhas, matérias, hard news e entrevistas. Experiência em shows, grandes festivais e eventos (mais de mil shows pelo mundo). Portfólio com matérias e entrevistas na Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, The Metal Circus (Espanha) Metal Injection (EUA), Wikimetal e outros sites brasileiros de cultura e entretenimento. Também conhecida como A Menina que Colecionava Discos - [email protected]