O show do Mayhem que aconteceria em Porto Alegre na próxima terça-feira, 21, foi cancelado pela casa de shows após denúncia de político para impedir a apresentação e protestos.
Nesta semana, a apresentação da banda no Brasil ganhou enorme repercussão após o deputado estadual Leonel Radde (PT), do Rio Grande do Sul, fez um vídeo para acusar o Mayhem de neonazismo e acionou as autoridades a fim cancelar o show.
O caso causou um grande movimento nas redes sociais pelo cancelamento do evento e até protestos presenciais em frente ao Bar Opinião, local onde o evento seria realizado, com uma faixa contra ideologias nazistas colocada em frente à casa de shows.
Em nota oficial publicada na noite da última quinta-feira, 16, o Bar Opinião anunciou o cancelamento do evento e reembolso dos ingressos adquiridos. “Nos últimos dias fomos surpreendidos com uma enxurrada de informações graves e posts nas redes sociais referentes ao show da banda Mayhem”, escreveram. “Porém, o Opinião considerou alguns fatos para tomar suas decisões: os movimentos nas redes sociais tanto pró quanto contra o evento, comentários suscitando manifestações no local e imediações do Bar e o potencial risco à integridade física de todos os envolvidos. Por isso, o Bar Opinião não irá receber o show da banda Mayhem”.
Após o cancelamento por parte da casa de shows de Porto Alegre, o deputado Leonel pediu também um posicionamento da produtora Ablaze, responsável pela turnê.
“Vitória da mobilização antifacista”, celebrou o político, cujo mandato é declarado como Antifa. “Gostaria de parabenizar o Bar Opinião pelo lançamento dessa nota e solicitamos que a produtora faça o mesmo porque nossa capital não merece o show de uma banda onde seus integrantes fazem falas racistas e que flertam declaradamente e abertamente com o neonazismo”.
Poucas horas após o anúncio do cancelamento por parte da casa de shows, a produtora Ablaze também se pronunciou para oficializar a decisão. “Acreditamos que nosso histórico de eventos produzidos é por si uma declaração de que não apoiamos ou toleramos nenhuma forma de discriminação ou crimes como o racismo e homofobia e/ou apologia ao nazismo ou qualquer outra discriminação. Agendamos o show do Mayhem em Porto Alegre em virtude de sua extensa turnê pela América Latina que está em curso, e, até então, acreditarmos que a banda não tenha envolvimento com um movimento neonazista. Caso contrário, não cogitaríamos realizar o show”, explicaram.
O Mayhem ainda virá ao Brasil para se apresentar em Brasília, na próxima quarta-feira, 22, no Toinha Show Brasil. A casa de shows não se pronunciou sobre o cancelamento no Sul, mas compartilhou diversos posts de fãs da banda pedindo para que o show aconteça normalmente, além de continuar com a divulgação do evento nas redes sociais.
A última passagem do Mayhem pelo Brasil aconteceu em novembro de 2022, quando a banda se apresentou em festivais em São Paulo e no Maranhão.
Leia a nota do Bar Opinião e da produtora Ablaze na íntegra abaixo.
LEIA TAMBÉM: Burzum e Absurd aparecem em lista de “organizações perigosas” do Facebook