A quarta e mais recente temporada da série Stranger Things, da Netflix, chegou fazendo muito barulho na internet e trazendo nova popularidade a pelo menos duas grandes músicas dos anos 80. 

Uma delas foi o sucesso “Running Up That Hill”, de Kate Bush, usado no quarto episódio do Volume 1 dessa temporada. A outra foi “Master of Puppets”, do Metallica, que tem recebido um aumento nas buscas das plataformas de streaming desde que o nono e último episódio foi ao ar nesta sexta-feira, 01.

Atenção: Contém spoilers do episódio 9 do Volume 2 de Stranger Things.

Durante o último episódio dessa temporada, o headbanger Eddie Munson pega sua guitarra e precisa tocar um solo para criar uma distração enquanto seus amigos tentam derrotar o vilão Vecna. A música escolhida por Eddie é “Master of Puppets” e a trilha acaba embalando uma sequência de vários acontecimentos frenéticos envolvendo vários personagens da série.

De acordo com a Variety, a supervisora de música de Stranger Things, Nora Felder, revelou que a faixa foi escolhida pelos produtores Matt e Ross Duffer já no processo de pré-produção e ninguém cogitou mudá-la desde então.

“Foi outro desses momentos de ‘tem que ser essa música’”, explica Nora. “Essa parte da história era pra ser crucial e uma cena de arrepiar os cabelos com o Eddie assumindo uma posição heróica para lutar a luta da vida dele. Acho que os irmãos Duffer sentiram que tocar ‘Master of Puppets’ durante essa cena extendida era a escolha óbvia. Nenhuma outra música foi discutida posteriormente, nós só fizemos isso logo de cara.”

Quanto aos pormenores envolvendo os direitos autorais, Nora conta que a equipe responsável pela série recebeu permissão direta dos integrantes do Metallica para o uso da música no episódio final.

“Eu falei com o escritório do Metallica e expliquei a cena cuidadosamente, assim como a intenção por trás dela. Eu sabia que a liberação seria levada a sério porque usamos outra música deles (“The Four Horsemen”) na segunda temporada e fiquei sabendo na época que eles eram fãs da série. ‘Master of Puppets’ é uma canção importante no catálogo deles e eu acho que é considerada uma das favoritas nos shows ao vivo. Eu queria ser respeitosa e garantir que o Metallica entendesse todo o contexto em que a música estaria sendo usada, e também o quanto ela era integral para a cena e para esse novo personagem incrível, Eddie Munson, que ninguém tinha conhecido ainda.”

Na quarta temporada de Stranger Things, o personagem Eddie Munson ocupa um papel central na trama que resgata os dias em que os Estados Unidos passavam por uma febre de pânico moral ou Pânico Satânico. Na época, era comum que crimes hediondos sem resposta fossem atribuídos a fãs de heavy metal e jogadores de RPG por conta de teorias conspiracionistas que apontavam esses indivíduos como parte de supostas seitas satânicas.

Na última sexta-feira, o Wikimetal inaugurou nossa coluna quinzenal no site Omelete, onde explicamos com mais detalhes o que foi o Pânico Satânico e onde o heavy metal se encaixava em tudo isso. Leia agora.

LEIA TAMBÉM: Stranger Things: Cabelo de Eddie quase foi inspirado em David Bowie

Tags:
Categorias: Notícias