Kiko Loureiro teve a oportunidade de trabalhar com grandes cantores do metal nacional e internacional com os anos de experiência no Angra e atualmente no Megadeth. Em recente entrevista ao Heavy Talk, o guitarrista traçou um paralelo entre a forma de composição de Dave Mustaine com Andre Matos, Rafael Bittencourt e Edu Falaschi

Ao comentar o processo criativo do novo álbum do Megadeth, o músico contou que o câncer de Mustaine e a pandemia foram empecilhos, mas o método de composição permaneceu o mesmo de Dystopia (2016). “O estilo da banda é diferente do Angra e da forma que faço minhas músicas. É legal que eu aprendo, vejo um outro jeito de fazer as coisas e que dá resultado”, contou. “Mustaine compõe de um jeito completamente estranho, bizarro, diferentão”. 

Sobre Andre Matos, Loureiro classificou o tempo de convivência com o Maestro do Rock como “fantástico” nas gravações de Angels Cry (1993) e Holy Land (1996). “Andre tinha seu estilo, sua particularidade, era um cara muito culto”, analisou. “Obviamente, ele tinha uma voz muito particular, era cantor e sobressaia também. Ele era muito bom arranjador, era um cara metódico, as músicas demoravam para sair. Quando saíam, estavam prontas, bem arranjadas e muito bem feitas. Ele não criava toda hora, (…) ficava no quarto, fazia e vinha com o negócio perfeito”. 

Edu Falaschi, por sua vez, tinha mais espontaneidade para iniciar novas músicas, mas não as entregava completas como o antecessor, conta Loureiro. “Ele solta, faz mais músicas, transpira [composições] com mais facilidade”, explicou. 

De todos os músicos, porém, Kiko Loureiro tinha mais afinidade com o método de composição de Bittencourt. “Rafa também tem mais facilidade”, continuou. “Acho que fui muito mais na onda dele, de compor, aprendi com Rafael bastante no convívio da banda”. 

Citando ainda Ricardo Confessori e Luis Mariutti, o guitarrista pontuou que cada artista trazia um estilo único ao Angra. “Aprendi muito com todos (…), cada um muito focado, os caras muito estudiosos em seus instrumentos”. 

LEIA TAMBÉM: Kiko Loureiro revela dificuldade para tocar “Hangar 18” em ensaio do Megadeth; assista

Categorias: Notícias