Jon Bon Jovi, frontman de um dos grupos de rock mais importantes dos anos 80, o Bon Jovi, contou em entrevista durante o evento Pollstar!Live (via Louder), da revista de entretenimento Pollstar, que uma de suas cordas vocais estava atrofiada. Jon conversou ao vivo com o público durante sessão de perguntas e respostas, após ganhar um prêmio para comemorar a contribuição de 40 anos do Bon Jovi para a música ao vivo.
“Fiz uma grande cirurgia reconstrutiva nas cordas vocais e nunca tive nada parecido. Então tem sido um caminho difícil, mas encontrei um médico na Filadélfia que fez algo chamado medialização, porque uma das minhas cordas estava literalmente atrofiada. E foi muito difícil nesta última década ter que lidar com algo que estava fora do meu controle. Estive nesta reabilitação, recuperando tudo, mas estou chegando muito perto”, disse o cantor.
Segundo estudo publicado na Columbia University (via Manual MSD) por Hayley L. Born, otorrinolaringologista e neurocirurgiã, a medialização “consiste em mover a prega vocal em direção à linha média, pela inserção de um enxerto espaçador lateralmente à prega acometida. Isso pode ser feito com anestesia local, permitindo que a posição do espaçador seja ‘ajustada’ à melhor qualidade de emissão vocal”.
Fãs começaram a questionar a saúde vocal de Jon há cerca de 2 anos, quando a banda esteve fazendo shows para a Bon Jovi Tour 2022. Em um dos shows da turnê, na Carolina do Norte (EUA), Jon desafinou cantando o sucesso “Wanted Dead Or Alive” e comentários pedindo para que o cantor se aposentasse tomaram conta do vídeo que foi postado por fãs no YouTube. Também na turnê de 2022, na música “Living on a Prayer”, que pede aquele clássico vocal poderoso de Jon Bon Jovi, o cantor ganha o auxílio dos backing vocals e da banda, se esforçando para dar sua melhor performance vocal.
No último dia 2 de fevereiro, Jon se apresentou ao vivo no MusiCares Person of The Year Beneft Gala, ao lado do cantor Bruce Springsteen. Também no evento, lançou o novo single da banda chamado “Legendary”, além de levar para casa o prêmio de pessoa do ano, com direito a discurso acalorado dos apresentadores. A performance do MusiCares mostra um Jon com voz ainda em recuperação, mas que consegue ir além do que pôde entregar na tour de 2022, por exemplo. Em vídeo postado por fãs no YouTube, um internauta comentou: “Jon realmente teve uma melhora. Feliz por ver isso!”. “Parece que Jon recuperou seu charme e energia”, escreveu outra.
Confira a apresentação do MusiCares gravada por fã:
Bon Jovi no Brasil em 2024
A última vez que o grupo Bon Jovi veio ao Brasil foi em no ano de 2019, com um show no Rock In Rio e mais 3 shows solo em Recife, Curitiba e São Paulo, com a turnê This House is Not for Sale. O grupo já se apresentou outras 5 vezes no país e, segundo o jornalista José Norberto Flesch, a banda vem ao Brasil ainda este ano, entre setembro e outubro, com a sua turnê de 40 anos.
LEIA TAMBÉM: Jon Bon Jovi agora também é dono de bar