Janne Wirman, tecladista de longa data do Children of Bodom falou sobre os trágicos últimos anos do vocalista Alexi Laiho, morto em dezembro de 2020, aos 41 anos.

Em entrevista ao Chris Akin Presents, o ex-tecladista da banda finlandesa do death metal melódico refletiu, sem filtros, sobre assistir um colega de banda e amigo próximo sucumbir ao vício [transcrição via Metal Injection].

“Em 2016, tudo foi para o inferno com o Alexi. E o tempo restante na banda é como se você estivesse assistindo ao seu amigo cometer um suicídio lento. Sabe, com os vícios dele, que ele não deveria beber, que não deveria fazer isso e aquilo, e ele continua fazendo isso diariamente, e você fica tipo: ‘Porra! Isso não vai acabar bem’. Então, isso não é divertido.”

Janne Wirman continuou: “Ele não queria ajuda; recusou a nossa ajuda. Então, um homem adulto que decidiu morrer por causa do vício, não se pode ajudar uma pessoa assim. Ela já se decidiu. E eu não acho que ele queria morrer, mas era o que ele estava fazendo. Então é loucura. E você tenta ajudar. E ele também me disse isso, e deixou bem claro que nunca mais vai ficar sóbrio, e que vai fazer o que for”.

“É claro que há coisas que poderiam ter sido tratadas de forma diferente, mas, no fim das contas, se um homem adulto decide morrer por causa do vício, é isso que vai fazer. Se ele vai recusar toda ajuda e já se decidiu, é isso que vai acontecer.”

Logo depois, ele acrescentou: “Estamos no finalzinho de 2016 para 2019. Quando ele me disse isso, comecei a fazer outros planos e a me afastar da banda. E ficou muito confuso. Aliás, tem um livro saindo sobre o Bodom que explica tudo. Mas eu anunciei que ia deixar a banda [por volta de] 2018… Então ficou muito confuso com o Alexi . E depois vieram tempos melhores. E foi uma bagunça do caralho”.

Livro Children Of Bodom

O Children Of Bodom vai lançar o livro homônimo em 28 de agosto. A obra narra toda a história da banda a partir da perspectiva de quatro membros: Alexander Kuoppala (guitarra), Henkka Seppälä (baixo), Jaska Raatikainen (bateria) e Janne Wirman (teclado). A publicação é um tributo à trajetória da banda e à memória de seu vocalista Alexi Laiho, que faleceu em 2020.

O livro estará disponível em duas versões: a edição padrão e a Signature Edition, que traz autógrafos originais dos integrantes envolvidos. Ambas têm o mesmo conteúdo. A pré-venda já está aberta.

LEIA TAMBÉM: A Chapter Called Children of Bodom: um capítulo que encerra uma vitoriosa jornada

Categorias: Notícias

Repórter e Fotógrafa em cobertura de shows, resenhas, matérias, hard news e entrevistas. Experiência em shows, grandes festivais e eventos (mais de mil shows pelo mundo). Portfólio com matérias e entrevistas na Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, The Metal Circus (Espanha) Metal Injection (EUA), Wikimetal e outros sites brasileiros de cultura e entretenimento. Também conhecida como A Menina que Colecionava Discos - [email protected]