Em entrevista exclusiva, os membros originais do Children of Bodom falaram pela primeira vez sobre as circunstâncias que levaram à separação da banda em dezembro de 2019.

Na época, foi anunciado oficialmente que Janne Wirman, Jaska Raatikainen e Henkka Seppala tinham deixado o Children of Bodom por “razões familiares”, mas agora o trio se juntou para uma entrevista conjunta e contou uma versão diferente da história.

Segundo os três ex-integrantes, a verdadeira razão por terem deixado a banda teria sido o comportamento do vocalista Alexi Laiho. Alexi estava enfrentando sérios problemas com o abuso de álcool e substâncias, o que alterava diretamente seu humor e suas ações. Depois de uma discussão com um dos colegas de banda, ele teria ameaçado demitir os outros dois em uma série de e-mails enviados enquanto estava alcoolizado.

“Eu disse ao Alexi que normalmente não se bebe desde o café-da-manhã antes de fazer um show”, comenta Raatikainen. “E ele não estava sequer se aquecendo com a guitarra antes de entrar no palco como costumava fazer.”

O empresário do Children of Bodom teria precisado intervir na situação e teria sido ameaçado de demissão por Laiho, assim como o restante dos integrantes. Mais tarde, o vocalista teria se desculpado e parado de beber durante os últimos shows da turnê.

A banda, entretanto, já vinha enfrentando alguns problemas desde 2018, quando Alexi disse estar se demitindo por e-mail por conta de sua insatisfação com o pagamento que estavam recebendo. A situação foi contornada a pedido do próprio vocalista, que concordou em fazer mais um álbum com o Children of Bodom e seguir adiante com uma turnê de despedida. Em 2019, entretanto, Laiho teria tentado registrar legalmente o nome do Children of Bodom em seu nome, o que não agradou os outros integrantes.

Depois dos conturbados acontecimentos em turnê, a banda teria informado seu organizador de que eles estavam rompidos, mas ainda faltavam alguns shows a serem feitos na Finlândia. A solução que eles encontraram foi atender a uma antiga vontade de Alexi Laiho e comprar sua parte no acordo que eles tinham de Sociedade de Responsabilidade Limitada, pagando o vocalista por seus royalties, vendas de discos e performances realizadas. Desse jeito, Alexi abria mão de seus direitos ao nome da banda e o Children of Bodom poderia tocar o negócio como achasse melhor.

Alexi Laiho morreu um ano depois, em dezembro de 2020, devido a uma degeneração do tecido conjuntivo do fígado e do pâncreas induzida por álcool. Antes de sua morte, ele ainda se reuniu com seus colegas do Children of Bodom para uma campanha de máscaras personalizadas em decorrência da COVID-19 e começou a gravar um EP para seu projeto paralelo, Bodom After Midnight.

LEIA TAMBÉM: Children of Bodom faz cover de Ramones durante show em vídeo inédito; assista

Categorias: Notícias