Em entrevista exclusiva ao Chaoszine, Nicko McBrain, lendário baterista do Iron Maiden, detalhou os motivos que o levaram a encerrar sua jornada nas turnês após 42 anos.
O músico, de 72 anos, descreveu a decisão como “necessária” diante de desafios físicos e emocionais e, mas reforçou seu vínculo permanente com a banda.
Nick oficializou sua aposentadoria dos palcos em 7 de dezembro de 2024, durante o último show da turnê The Future Past, no Allianz Parque, em São Paulo.
O baterista comentou como tem sido estes quase dois meses após o anúncio de sua aposentadoria,(transcrito pelo BLABBERMOUTH.NET): “Emoções mistas, obviamente. Tomar a decisão de se afastar das turnês foi… foi fácil na época, chegando ao fim da turnê.”
“Eu meio que tomei minha decisão quando chegamos à América do Norte e conversei com os caras sobre isso, principalmente com Steve [Harris, baixista do MAIDEN] e, depois, com a equipe de gerenciamento. E todos disseram: ‘Ok. Se é isso que você quer fazer, entendemos’, considerando minha limitação desde o AVC e tudo mais.”
Nicko ainda afirmou que a última turnê The Future Past foi uma das mais difíceis de sua carreira: “Mantivemos praticamente o mesmo cronograma: show, dia de viagem, show, dia de viagem, show, dois dias de folga ou um dia de folga, dia de viagem, esse tipo de coisa. E simplesmente… foi ficando pesado para mim.”
O baterista também comentou ainda sobre como ele conseguiu finalizar a turnê: “Mesmo com todo treinamento, exercícios, yoga, tentando recuperar minha agilidade mental e coordenação. Fizemos muitas coisas para estimular os neurônios do cérebro a voltarem a funcionar melhor. E estava funcionando bem, mas foi um grande desafio para mim”.
Ele ainda desabafou: “Com a minha idade, é hora de me afastar e deixar outra pessoa assumir as baquetas”
Apesar de deixar as turnês, McBrain seguirá envolvido em projetos do Iron Maiden e focará em empreendimentos pessoais.
Ele adiantou planos para uma autobiografia, que abordará sua carreira, saúde e relação com a banda. “Estamos nos estágios iniciais, mas será uma forma de compartilhar histórias que marcaram minha vida,” finalizou.
Você pode acompanhar a entrevista completa logo abaixo:
LEIA TAMBÉM: Iron Maiden: Bruce Dickinson diz que não devem parar