No dia 31 de outubro é comemorado o Halloween (ou Dia das Bruxas), uma celebração popular com raízes na festa celta de Samhain e na véspera de Todos os Santos. Atualmente, é um evento festivo com temas macabros, onde pessoas se fantasiam e decoram casas e as crianças pedem doces de porta em porta (tradição mais comum no Hemisfério Norte).
A comemoração foi expandida pela influência de filmes de terror e pela estética de bandas de rock e metal. Muitos artistas usam temas macabros em suas músicas, se conectando com a energia e a agressividade dos filmes de terror – muitas vezes, se tornando tão icônico quanto os próprios filmes.
Para comemorar o Dia das Bruxas, o Wikimetal separou algumas músicas de rock que foram usadas na trilha sonora de filmes de terror e não podem faltar na sua comemoração.
“Hellraiser” – Motörhead, do filme Hellraiser III: Inferno na Terra (1992)
Gravada por Lemmy Kilmister e coescrita com Ozzy Osbourne, a faixa se tornou símbolo do horror visceral da franquia, com o cenobitas liderados por Pinhead.
“Pet Sematary” – Ramones, do filme Cemitério Maldito (1989)
Escrita especialmente para a adaptação de Stephen King, essa música se tornou um hino do horror nos anos 80.
“Sympathy for the Devil” – Guns N’ Roses, do filme Entrevista com o Vampiro (1994)
O clássico dos Rolling Stones ganhou uma versão sombria e sensual de Axl Rose e sua banda para encerrar o filme com perfeição.
“Dragula” – Rob Zombie, do filme A Casa dos 1000 Corpos (2003)
Dirigido pelo próprio Rob Zombie, que incluiu seu hit industrial na trilha. O som pesado e visual grotesco criaram o elo perfeito entre música e terror estético.
“Trick or Treat” – Fastway, do filme O Rock do Dia das Bruxas (Trick or Treat, 1986)
Um dos filmes mais heavy metal dos anos 80, Trick or Treat conta a história de um adolescente fã de heavy metal, Eddie Weinbauer, que se torna amigo do espírito de seu ídolo, o rockstar Sammi Curr, após ele morrer em um incêndio.
“People Are Strange” – Echo & The Bunnymen, do filme Garotos Perdidos (1987)
Uma versão do clássico do The Doors, melancólica e gótica que combina perfeitamente com o clima vampiresco da Califórnia nos anos 80.
“Burn” – The Cure, do filme O Corvo (1994)
Robert Smith compôs especialmente para o longa estrelado por Brandon Lee. A faixa retrata a tragédia e redenção, com o tom gótico e emocional do filme.
“My Plague” – Slipknot, do filme Resident Evil (2002)
Nos anos 2000, a febre do new metal começa a tomar conta dos filmes de terror, fazendo parte da trilha sonora de vários longa, unindo o som moderno e pesado com horror grotesco.
“Cold” – Static-X, do filme A Rainha dos Condenados (2002)
A trilha sonora original foi escrita pelo produtor musical e compositor de trilhas Richard Gibbs em parceria com Jonathan Davis, vocalista do Korn. As músicas exclusivas do filme contam com a participação de vários nomes conhecidos da cena New Metal do início dos anos 2000.
Who Made Who – AC/DC, o filme Comboio do Terror (Maximum Overdrive, 1986)
Stephen King transformou sua paixão pela banda AC/DC em trilha apocalíptica que rendeu um álbum completo com as faixas inéditas como a música-título “Who Made Who”, juntamente com canções do AC/DC gravadas anteriormente, como “You Shook Me All Night Long” e “Hells Bells”.
LEIA TAMBÉM: Avenged Sevenfold lança cover do Misfits para celebrar o Halloween
