Essa é uma canção do Sabaton sobre o passado, mas que serve exatamente para o que estamos passando nos dias de hoje com a invasão da Rússia na Ucrânia.

“The Last Stand” fala da última resistência da Guarda Suíça durante o Saque de Roma de 1527, protagonizado pelo Sacro Império Romano-Germânico. A Guarda Suíça, também conhecida como o Exército de Vaticano, tem como principal função proteger o papa, e era isso que esses bravos soldados fizeram.

Bastante parecido com o que os cidadãos ucranianos estão fazendo, dando sua vida e toda sua honra para salvar seu país.

“No coração da Santa Sé
Na casa do cristianismo
A sede do poder está em perigo”

Durante a guerra entre a França e o Sacro Império Romano-Germânico, o papa Clemente VII declarou seu apoio ao lado francês.

“Há um inimigo de mil espadas”Assim que o Império Romano-Germânico derrotou a França, mais de mil soldados foram atrás do papa para um “acerto de contas”. Eles invadiram Roma sem nenhum pudor, matando mulheres e crianças, saqueando e destruindo tudo que estava ao seu redor.

“Então, os 189
A serviço dos Céus
Eles estão protegendo a linha sagrada
Era 1527. Deram suas vidas sobre os degraus para o céu
Seja feita a Vossa vontade!”

Mas eles não teriam vida fácil, pois o Exército do Vaticano tinha exatos 189 soldados dispostos a dar suas vidas para salvar o papa.

“Sob a guarda de 42
Ao longo da avenida secreta
Castelo Saint’Angelo está esperando”

E foi isso o que aconteceu, 147 soldados ficaram na linha de frente lutando contra os mais de mil soldados do Império Romano-Germânico, enquanto 42 soldados do Vaticano levaram o papa em segurança até o Castelo Saint’Angelo (que era uma verdadeira fortaleza, e abrigava o papa em caso de algum tipo de invasão ou guerras).

“Morrer para a salvação com dedicação […]
O céu é o seu destino […]
Em nome de sua glória
Pela fé pelo caminho da espada […]
Deram suas vidas corajosamente”

Todos os soldados morreram, mas cumpriram sua missão de proteger o papa, e até hoje os 189 soldados da Guarda Suíça são lembrados anualmente pelo Vaticano.

Assim como provavelmente todo cidadão ucraniano será lembrado por toda hombridade em meio ao caos que estamos vivendo nesses últimos dias.

LEIA TAMBÉM: Five Finger Death Punch e o drama vivido por todos os veteranos de guerra

Categorias: Notícias