Axl Rose tem um temperamento explosivo. Aliado ao abuso de drogas e álcool dos integrantes, esse aspecto da personalidade do vocalista ajudou o Guns N’ Roses a ganhar o título de “banda mais perigosa do mundo”. 

Entre as polêmicas mais famosas do frontman está a lendária briga com Slash, que demorou mais de 20 anos para ser resolvida e adiou por muito tempo o retorno de parte da formação original aos palcos. 

Além dos colegas de banda, Axl protagonizou confusões e polêmicas em diversas situações, desde ameaças de agressão até realmente sair no soco. Nem colegas famosos, nem fãs foram poupados. 

Soco em fã

Durante a turnê Use Your Illusion Tour, em 1991, Axl Rose parou de cantar “Rocket Queen” para exigir a saída de um fã que tirava fotos do show. Os pedidos do cantor foram ignorados pela segurança e o vocalista se jogou na plateia para agredir a pessoa. “Graças a essa segurança de merda, vou para casa”, anunciou após a confusão.  

O incidente aconteceu em St. Louis, mas tudo parece resolvido agora. A banda retornou à cidade, em 2017, e o fã agredido estava no local com direito a credenciamento e tudo!

Confusão em boate brasileira

Em 2010, o Guns N’ Roses veio ao Brasil para uma série de shows e Axl Rose concordou em fazer uma apresentação exclusiva na boate Disco, em São Paulo, que tinha Marcos Mion entre os proprietários. 

Os roadies da banda chegaram a montar o palco e fazer a passagem de som, mas Axl simplesmente não compareceu ao evento. A frustração de ambas as partes – equipe e organizadores – levou a uma confusão generalizada e agressões entre os brasileiros presentes e os funcionários da banda. Relatos indicam que a equipe do Guns N’ Roses tentou levar equipamentos da boate no processo de desmontagem do palco. 

“Quando os caras viram um roadie tocando no sócio da Disco, o p** começou a quebrar. E só lembro que acenderam as luzes (…) e tá todo mundo se pegando [no soco]”, contou o apresentador Felipe Solari em entrevista ao podcast Falacadabra.

Ciúme de David Bowie

Reprodução/Facebook

David Bowie era conhecido nos bastidores da indústria musical por ser galanteador ao extremo, sem poupar mulheres comprometidas ou namoradas de amigos de investidas amorosas. 

Mas quando o Camaleão do Rock demonstrou interesse em Erin Everly, namorada de Axl em 1989, no set de gravação do clipe de “It’s So Easy”, o frontman do Guns ficou enlouquecido de ciúmes. 

Testemunhas narram que Axl gritava ameaças contra a vida de Bowie a plenos pulmões e os dois chegaram a trocar socos. Mais tarde, durante um show de abertura para os Rolling Stones, Axl ofendeu Bowie no palco e o Camaleão deixou o local.

Convite de Kurt Cobain

Reprodução/Facebook

Por algum tempo, Axl foi fã de Nirvana: Usou um boné do grupo no clipe de “Don’t Cry”, convidou a banda para entrar em turnê com GnR e Metallica e para tocar em uma festa de aniversário. Infelizmente, a admiração não era mútua: a postura machista do vocalista do Guns N’ Roses desagrava Kurt Cobain, que rejeitou todas as propostas. 

Em 1992, após Axl chamar Cobain de “um drogado” durante show, os rivais se encontraram no MTV Music Video Awards. Kurt Cobain estava com Courtney Love e a filha Frances Bean, ainda um bebê, quando Axl chegou acompanhado de uma equipe de filmagem e seis seguranças. 

“Axl, você quer ser o padrinho da nossa criança?”, provocou Courtney. A princípio, todos deram risada, mas o líder do Guns N’ Roses se enfureceu. “Ele simplesmente parou e começou a gritar. As palavras dele eram: ‘Cala a boca, vagabunda, ou vou te levar pro asfalto’. Então eu disse [para Courtney], ‘Cala a boca, vagabunda’. Acho que fiz o que ele queria”, contou Cobain à Rolling Stone. A ironia no tom do vocalista do Nirvana encerrou a questão.

Fã banido dos shows

Axl Rose
Axl Rose. Créditos: Wikimedia Commons

Axl se redimiu com o fã de St. Louis, porém Rick Dunsford não teve tanta sorte e foi banido dos shows da banda. Acusado de vazar 97 músicas inéditas do grupo, adquiridas em um leilão por mais de 15 mil dólares, o norte-americano até tentou ir ao show do Guns N’ Roses, mas seguranças foram avisados e impediram Dunsford de entrar no evento. 

Em entrevista ao portal Loudwire, o fã nega as acusações. “[Fui banido] praticamente para o resto da minha vida, é o que o chefe de segurança estava me dizendo. Eles deixaram claro que, se eu for flagrado, serei preso pelo crime no local”, lamentou.

Além do banimento, a gravadora Universal Music considerou entrar com um processo judicial contra Dunsford. Que azar!

LEIA TAMBÉM: Axl Rose diz que Queen é a maior banda de todos os tempos

Categorias: Listas Notícias