Enquanto algumas pessoas acreditam que o rock está morto ou que a música brasileira se resume aos estilos mais populares, as bandas nacionais de rock e heavy metal provam o contrário constantemente, apesar de todos os desafios e, infelizmente, falta de apoio do público daqui. 

Como parte da missão do Wikimetal de realizar pontes e divulgar a cena nacional para a comunidade de rock e metal, trazemos mais uma lista do Orgulho Nacional com bandas que você precisa ouvir: Platinus, Silver Lynx, Drowned e Mistreated.

Platinus

Direto de Porto Alegre, Platinus navega entre o heavy metal e thrash metal, não apenas em seu som, como também em temática.

Com o mais recente single “Sangria”, por exemplo, o grupo fala sobre as guerras que devastam comunidades. Segundo eles, “‘Sangria traz uma mensagem agressiva mas de paz, de respeito mútuo e do fim da velha e conhecida ganância.”

A canção fará parte do novo álbum da banda, Tensão, que trará um tema intenso e servirá como um trabalho conceitual do grupo. Sangria é formado por Willian Lovato, Diogo Fox e Lucca Bittencourt.

Silver Lynx

Silver Lynx é uma banda paraibana de heavy metal e hard rock formada em 2019 por Lucas Belmont (vocal), Thyago Davidson (bateria), Tony Bernardo (guitarra) e Gabriel Cardozo (baixo), parte das nossas descobertas no Groover.

Com influência da NWOBHM e do hard rock oitentista de bandas como Guns n’ Roses e Mötley Crüe, o grupo lançou em dezembro o primeiro EP, que em breve deve abrir caminho para o álbum de estreia do grupo. Nele, o grupo expande seu som em seis faixas fortes, dando uma bela amostra do que está por vir.

Drowned

Para os leitores fiéis do Wikimetal, o grupo Drowned não é estranho. Em novembro, entrevistamos eles sobre o single “Hail, Captain Genocide!”, que rendeu um papo bem legal. Agora, indicamos eles mais uma vez, pois desde então eles já lançaram os singles “Salute Stupidity” e, agora mais recente, “The Worst of Us”.

Drowned
Drowned. Crédito: Divulgação

O grupo, que usa muito de sua voz para protestar e se manifestar, acredita que muito do estilo heavy metal pede tal manifestação. “A música em si, não achamos que tenha o dever de falar de política. Mas acreditamos que o metal é um estilo que está conectado, desde o nascimento, ao levante contra padrões, contra o estado das coisas e sobretudo é inconformado com o que há de errado. A linguagem do metal autêntica é essa. O rock é um estilo contestador, não é estilo adorador de nada”, defendeu.

Confira abaixo as novidades do grupo – sempre políticas.

Mistreated

Fundada em 2021, em plena pandemia, a banda Mistreaded apresenta um novo ar para a cena gaúcha de metal. O grupo lançou em dezembro do ano passado o álbum Brand New Rust, apresentando uma mistura de heavy metal clássico com hard rock.

Com oito faixas autorais, o álbum apresenta um som pesado ao mesmo tempo que carrega elementos do metal mais clássico. Nesse trabalho, o grupo mostra uma força imbatível, criada apenas após alguns ensaios.

Mistreaded é formado por Emanuel Murialdo (guitarra), Henrique Radünz (vocal), Rodrigo Reinhardt (bateria), Davi Isac (baixo) e Diego Corral (guitarra). 

LEIA TAMBÉM: Bandas brasileiras que você precisa ouvir: Mokshers, Charles Soulz Project e Hell Gun