Enquanto algumas pessoas acreditam que o rock está morto ou que a música brasileira se resume aos estilos mais populares, as bandas nacionais de rock e heavy metal provam o contrário constantemente, apesar de todos os desafios e, infelizmente, falta de apoio do público daqui.

Como parte da missão do Wikimetal de realizar pontes e divulgar a cena nacional para a comunidade de rock e metal, trazemos mais uma lista do Orgulho Nacional com bandas que você precisa ouvir: No One Spoke, Alefla, Heading Gates e Desdominus

No One Spoke

A banda No One Spoke, surpreendeu quando lançou uma versão bombástica para “Kashmir” que aparece no recém lançado álbum, Stairway to Brazil… The Brazilian Tribute to Led Zeppelin. O disco traz 15 bandas distintas, todas com vocais femininos fazendo releituras de músicas da icônica banda inglesa.

O No One Spoke já havia lançado seu primeiro disco de estúdio esse ano, intitulado Nine Mirrors – que você pode ouvir logo abaixo. Vindos direto do sul do país, a banda une elementos do metal a instrumentos mais clássicos. A mistura mostra a flexibilidade do grupo e a capacidade de criar algo completamente novo.

O grupo é formado por Carla Domingues (vocal), Gabriel Porto (bateria), Iva Giracca (violino), André Medeiros (guitarra), Thiago Gonçalves (teclados) e Artur Cipriani (baixo).

Alefla

Formada em 2005 no interior de São Paulo, o grupo Alefla se destaca por arriscar a combinação do vocal masculino e feminino, algo até que comum no heavy metal internacional.

O mais recente trabalho da banda é o álbum Unbreakable, que marca o segundo lançamento da carreira. O disco, que contém 10 faixas, foi produzido por Tito Falaschi e pode ser ouvido logo abaixo.

Alefla é formado por Fla Moorey (vocal), Alexandre Nascimento (guitarra e voz), Erivelto Santos (guitarra), Fillipe Ferreira (baixo) e Paulo Ferreira (bateria).

Heading Gates

Bebendo da fonte das bandas dos anos 70 e 80, Heading Gates, segundo a própria banda, nasceu a partir de anotações do vocalista Z_Edu que traziam temáticas inspiradas no cotidiano. Essa sua série de anotações se transformou nas letras que podemos ouvir agora.

Inspirado em bandas como King Crimson e Black Sabbath, o grupo se formou com André Vicentin na guitarra, Julio Pires no baixo e Douglas Ramos na bateria. As letras do Heading Gates transitam nos temas religião, comportamento humano, trazem elementos místicos, atemporais e são letras intencionais, que colocam o ouvinte para refletir. 

Ouça logo abaixo o mais recente single da banda, “The Gates of the Haunted House”.

Desdominus

A Desdominus tem muita história para contar! Formada no ano de 1993 em Americana, no interior de São Paulo, pelo baterista Ney Paulino, único membro remanescente da formação original, a banda conta com duas demos e três álbuns lançados.

O quarto álbum – que você pode ouvir logo abaixo – foi lançado em 2021 com a nova formação com três novos músicos, Adriano Justino no baixo, Rodrigo Pereira na guitarra e Daniel Curtolo na guitarra e vocal.

LEIA TAMBÉM: Bandas brasileiras que você precisa ouvir: Platinus, Silver Lynx, Drowned e Mistreated