Formada no ano de 2020 em São Paulo, a banda Ballburya, que atualmente conta com Catharina Moraz (vocal), Luiz “Mike” Santana e Bélity Milanesi (guitarras), Ruan Cezar (bateria) e Gabriel Carvalho (baixo) lançou sua primeira música “Red Gemstone” ainda em 2021, seguida por ‘Severance” e “The Flood Of Wonderland” no mesmo ano.

No dia 8 de março de 2024, a banda lançou seu álbum de estreia, o poderoso Ataxia, trazendo 10 faixas, cujos singles foram as músicas “Beholder’s Land”, “Golden Mother” e “Grass Memories”, as três lançadas ainda em 2023.

Após mudanças na formação e diversos shows pela capital paulista, o grupo traz em sua estreéia uma fusão de metalcore, nu metal, hardcore e emo muito coesa e original, fugindo dos clichês comumente atribuídos ao estilo e mesclando as mais diversas influências de cada integrante em um som único e muito certeiro, que cria uma identidade exclusiva para o grupo.

Faixas como “Ripped-Off Souls” e “Coin Collectors” são um exemplo de como essa fusão cria uma massa sonora única, fundindo as guitarras raivosas de Mike e Bélity com os vocais melódicos e potentes de Catharina em um contraste de raiva e paixão.

A cozinha baixo/bateria de Ruan e Gabriel é a grande responsável pela argamassa pesada e consistente que te guia ao longo de todo o disco, onde a bateria parece brincar com o andamento das músicas (no melhor sentido possível) em um show de técnica e beleza, variando de momentos rápidos e pesados com momentos mais melódicos e introspectivos, como na belíssima balada “Grass Memories”.

O disco mostra a que veio, com uma estreia forte que nos deixa ansiosos para novos lançamentos no futuro. Para aqueles que curtem muita melancolia e introspecção somados com muito peso e raiva, este é o disco.

LEIA TAMBÉM: Lavie lança single novo “Se Jogah” com videoclipe; confira aqui