De volta ao Brasil pela segunda vez no mesmo ano, Avantasia fez mais um show de alta qualidade em São Paulo no último sábado, 29, no Vibra. Em turnê de divulgação do álbum Here Be Dragons, lançado em fevereiro, a banda soube equilibrar as novas músicas com os clássicos em um setlist de quase 3h de show.
Apesar de não ter esgotado os ingressos, a banda subiu ao palco pouco depois das 21h para uma plateia lotada de fãs fiéis. A ótima recepção do novo álbum, assim como a paixão do público brasileiro pela banda, ficou evidente logo na abertura, com o refrão de “Creepshow” cantado com entusiasmo pelo público presente.
O idealizador do projeto é o alemão Tobias Sammet, grande mestre de cerimônias responsável por equilibrar a opulência técnica do show com seu carisma contagiante, exibido em cada intervalo de faixas com bom humor para apresentar as faixas. Em uma dessas conversas, o frontman demonstrou estar ciente da resistência de parte dos fãs em ouvir músicas novas, mas parou de se desculpar logo após “The Witch”, também celebrada pelos brasileiros. “Mesmo antes de subir no palco, eu sabia que podia confiar e contar com vocês para uma noite memorável, São Paulo”, elogiou.
A formação da atual turnê conta com estrelas do metal mundial e talentos conhecidos de outras bandas, como Ronnie Atkins (Pretty Maids), Tommy Karevik (Kamelot), Kenny Leckremo (ex-H.E.A.T), Herbie Langhans (Firewind), Adrienne Cowan (Seven Spires) e Chiara Tricarico (Moonlight Haze).
Avantasia em São Paulo: retorno breve e esperado
Em entrevista ao Wikimetal antes de desembarcar na América Latina, o frontman explicou que o retorno tão breve em 2025 era justificado pela necessidade de um set mais longo: “Nossas verdadeiras apresentações acontecem quando somos a única atração”, disse na época. Uma turnê já programada para passar por México, Colômbia, Argentina e Chile também ajudou na decisão logística, mas o argumento se mostrou correto: os fãs estavam ansiosos por um show mais longo.
As últimas três apresentações da banda pelo Brasil foram em festivais: Free Pass Metal Festival (2019), Summer Breeze Brasil (2023) e Bangers Open Air (2025). O projeto de Tobias Sammet não fazia um show solo e completo por aqui desde 2016, quando trouxe a Ghostlights Tour – também para São Paulo, a única cidade brasileira visitada pelo grupo em suas oito vindas ao país.
O show do Avantasia em São Paulo seguiu o roteiro previsto na turnê com 20 músicas, costuradas com sabedoria para uma reta final de clássicos em sequência: “Avantasia”, “The Toy Master”, “Twisted Mind” e “The Scarecrow” foram algumas das músicas escaladas na segunda metade do show, ainda antes do encore.
A reta final da apresentação contou com um momento especial para os fãs do Brasil. Antes de “No Return”, faixa gravada com Andre Matos no álbum The Metal Opera Part II, Tobias recebeu da plateia uma camiseta com a foto do vocalista brasileiro. Após exibir orgulhosamente a foto e permitir que os fãs fizerem um coro de “Andre, Andre”, enquanto outros puxavam a letra da música “Inside”, que foi cantada brevemente acapella.
Sammet aproveitou o momento para homenagear o cantor brasileiro, de quem foi parceiro musical e amigo pessoal. “O melhor cantor que já surgiu na América Latina, um dos melhores cantores em todo o Universo, um dos melhores de todos os tempos e um amigo, jamais esquecido”, declarou. “Eu estou comovido e feliz de tê-lo chamado de meu amigo, ele é um de vocês, Andre Matos! Deus abençoe sua alma”.
A noite terminou com “Sign of the Cross” e “The Seven Angels”, executadas para uma plateia inebriada pela experiência grandiosa e paradoxalmente humana. Orquestrado pelo brilhantismo de Tobias Sammet, o show é um desfile de talentos, contos fantásticos e aventuras distantes que se torna, no final das contas, em um grande encontro de amigos, todos já ansiosos pelo reencontro.
Confira as as fotos exclusivas da nossa fotógrafa Jéssica Marinho:
LEIA TAMBÉM: Entrevista Avantasia: Tobias Sammet fala sobre retorno ao Brasil, Andre Matos e mais























