Na manhã da última terça-feira, 27, os irmãos Liam e Noel Gallagher anunciaram o retorno do Oasis, com a turnê OASIS LIVE 25, que contará com 14 shows pelo Reino Unido e Irlanda no ano que vem. A notícia foi uma surpresa para os fãs, já que o relacionamento dos irmãos é bastante conturbado e cheio de conflitos públicos.

O anúncio trouxe uma foto da banda com a seguinte legenda: “The guns have fallen silent. / The stars have aligned. / The great wait is over. / Come see. / It will not be televised. (As armas silenciaram. / As estrelas se alinharam. / A grande espera acabou. / Venha ver. / Não será televisionado, em tradução livre).

Além do retorno inesperado, outra situação chamou atenção antes mesmo do anúncio oficial. Após o teaser publicado no Instagram do grupo no último domingo, 25, com a data e horário de um anúncio misterioso, o grupo registrou um “aumento gigantesco” de plays no Spotify, segundo a própria plataforma.

Os rumores sobre a reconciliação de Noel e Liam fizeram muitos fãs revisitarem o catálogo da banda e, consequentemente, inflar o número de reproduções nos últimos dias. Segundo informações da revista estadunidense Variety, entre às 09h e 11h da manhã da segunda-feira, 26, o Spotify registrou um aumento de 160% nas audições globais de Oasis quando comparado à semana anterior.

“A grande espera acabou”

Formado no início dos anos 1990 na cidade de Manchester, no Reino Unido, Oasis foi um dos grandes nomes do movimento britpop naquela década. Com hits marcantes como “Don’t Look Back In Anger” e o hino “Wonderwall”, a banda perdurou até a saída definitiva de Noel Gallagher em 2009 após anos de conflitos com o irmão, Liam.

“As pessoas podem dizer o que quiserem, mas eu simplesmente não consigo trabalhar com Liam por mais nenhum dia”, escreveu Noel em seu site após a decisão na época.

Devido às brigas e atritos constantes, o relacionamento entre os irmãos era considerado entre alguns fãs como impossível de reconciliação. Foram anos de alfinetadas e farpas trocadas nas mídias sociais, durante entrevistas e até mesmo em shows. Todavia, há algum tempo, os Gallagher diminuíram as rixas e até fizeram declarações amistosas um sobre o outro.

Em junho deste ano, durante a turnê de 30 anos do álbum de estreia do Oasis, Definitely Maybe, Liam afirmou deixar uma cadeira reservada para Noel em seus shows pois, segundo ele, “nunca se sabe”, fazendo referência ao retorno da banda. 

Já na última semana, em entrevista ao jornalista John Robb como parte das comemorações do álbum, Noel afirmou não cantar algumas faixas do disco tão bem quanto seu irmão.

As farpas finalmente cessaram e o Oasis está oficialmente de volta.

LEIA TAMBÉM: Noel Gallagher sobre comparações entre Oasis e Beatles: “É vergonhoso”

Tags:
Categorias: Notícias