Texto escrito pelo WikiBrother Paulo Dat para a coluna Scream For Me, WikiBrother
Tenho observado bastante nas redes sociais o comportamento dos fãs do heavy metal e suas vertentes, que vêm dividindo opiniões. Não é de se surpreender que os amantes do gênero possuem bastante personalidade e senso crítico, pois é algo que considero positivo. Há pouco tempo atrás, já achei que esse senso crítico fosse algo ruim, mas hoje em dia, consigo enxergar que é melhor as pessoas agirem dessa forma, do que partirem para uma idolatria cega do gênero. Acreditem, a racionalidade é o melhor caminho.
Por conta de toda essa diferença de opiniões nas redes sociais sobre determinadas bandas, dividi neste artigo o headbanger em duas categorias comportamentais: os saudosistas e os pesquisadores. Na primeira categoria, são os que curtem a sensação de nostalgia, ouvem as bandas clássicas e são mais propensos a colecionar discos de vinil.
De outro, estão os pesquisadores, que são atraídos pelo novo, por algo diferente e por novas sonoridades. Normalmente utilizam mais os serviços de streaming para obter maior velocidade nas pesquisas, a fim de saciar suas ansiedades.
Podemos observar que, apesar de alguns headbangers pararem no tempo, o metal segue evoluindo. Deixo claro aqui que, essa não é uma crítica direta a ninguém, pois podemos ser esses dois tipos de pessoas, a depender do nosso momento e estado de espírito.
Eu mesmo já fui essa pessoa saudosista por vários anos, e posso dizer que a sensação de nostalgia é algo perigoso. Quando estamos nesse estado, não conseguimos sair da caixa e paramos no tempo. Durante a pandemia, conheci muitas bandas novas pela internet e me surpreendi com alguns “novos gêneros” do metal, que ainda não conhecia, como o post-metal, blackgaze, atmospheric black metal, entre outros estilos, que, por sinal, me ajudaram muito na identidade sonora do meu projeto musical pdat84.
Às vezes o meu estado de espírito me pede para tocar aquele clássico do Iron Maiden e eu não deixo de ouvir. Mas também não procuro alimentar muito a minha nostalgia para seguir em frente, pois o metal está evoluindo e precisos acompanhar esta constante mudança. Aliás, qual banda nova você conheceu nesta semana?
*Este texto foi elaborado por um Wikimate e não necessariamente representa as opiniões dos autores do site.
Quer ter seu texto publicado no Wikimetal? Mande um e-mail para [email protected]