Criador de riffs fortes e poderosos, Slash é um dos mais icônicos e importantes guitarristas do rock

Durante os primórdios do Guns N’ Roses, Slash e Axl Rose eram vistos como a versão moderna de Keith Richards e Mick Jagger. Os dois se alimentavam da energia do companheiro para criar o tom musical que consolidou o grupo por gerações. Ninguém nunca havia imaginado que um dia isso poderia acabar.

A saída de Slash em 1996, mudou essa ideia para sempre, visto que ele participou de muitos projetos de sucesso como Slash’s Snakepit, Velvet Revolver e até mesmo quando seguiu carreira solo ao lado de Myles Kennedy and the Conspirators. Aquela dupla nunca viria a compor novamente – mesmo após a reunião do Guns N’ Roses para a turnê Not In This Lifetime – e Slash se tornou um dos guitarristas mais famosos e celebrados no rock.

Hoje, ele está divulgando o disco Living the Dream com Kennedy durante as pausas da turnê com Axl e Duff McKagan. Por sua enorme contribuição para o mundo da música, nós devemos uma homenagem para celebrar as grandes obras que criou, então selecionamos os onze melhores solos do guitarrista. Olha só:

11. Slash’s Snakepit – “Dime Store Rock”
Ao sair do Guns N’ Roses, a primeira faixa que Slash lançou foi “Dime Store Rock” e contou com Gilby Clarke na guitarra, Matt Sorum na bateria, Mike Inez no baixo e Eric Dover no vocal. A música traz um groove tribal que logo se transforma em um frenesi do rock, mostrando que Slash estava determinado a criar boa música mesmo sem o parceiro Axl.

10. Guns N’ Roses – “Double Talkin’ Jive”
Uma das faixas menos conhecidas do disco Use Your Illusion I (1991) – apesar de fazer parte das setlists do Not In This Lifetime – traz um solo forte e pesado que se transforma em uma peça acústica com um toque espanhol, explorando a criatividade e diversidade da guitarra de Slash.

09. Slash & Myles Kennedy and the Conspirators – “Safari Inn”
Lançada no disco World On Fire (2014) que gravou com Kennedy, a faixa instrumental explora as influências do blues do guitarrista quando ele mostra sua habilidade de freestyle ao mesmo tempo que cria uma estrutura forte de verso e refrão – tudo isso em menos de três minutos e meio.

08. Velvet Revolver – “Slither”
Uma das canções mais famosas do supergrupo formado por Scott Weiland, Duff McKagan, Matt Sorum e Dave Kushner, “Slither” – do álbum de estreia Contraband (2004) – é uma força de energia. Antes de introduzir o solo do guitarrista, a música busca uma calmaria e pausa. Então, Slash aparece com uma série de shredding combinando, de novo, elementos do blues.

07. Guns N’ Roses – “Estranged”
Os nove minutos da balada do Use Your Illusion II (1991) mostra um lado mais calmo e sombrio de Slash que acompanha as letras sussurradas por Axl. Durante toda a faixa, o guitarrista mantém um tom melancólico até caminhar para o final, quando carrega o verso com drama.

06. Guns N’ Roses – “Nightrain”
Por muito tempo, “Nightrain” servia de abertura para os shows do grupo, pois é uma faixa que representa a animação e energia de Slash e companhia, criando uma boa expectativa para a apresentação. O primeiro solo carrega elementos mais pesados enquanto o segundo espera complementar a música com um som mais rápido e animado.

05. Guns N’ Roses – “Civil War”
Além de uma letra eletrizante inspirada nas marchas de Martin Luther King, o clássico do Guns N’ Roses traz solos fortes e desesperados provando a urgência do assunto que aborda. A canção foi escrita inicialmente por Slash como um instrumental, até Axl identificar espaço para a poderosa mensagem.

04. Slash & Myles Kennedy and the Conspirators – “Rocket Queen Live”
A versão ao vivo da canção de Appetite for Destruction (1987) enquanto está em turnê com Kennedy and the Conspirators ganha um solo de quase vinte minutos – às vezes chega a trinta minutos, como o show que fez em Paris em 2014; vídeo logo abaixo. Durante todo o tempo, milhares de olhos e ouvidos estão concentrados na mágica que Slash apresenta. A improvisação sempre soa diferente e hipnotiza os fãs.

03. Guns N’ Roses – “November Rain”
Qualquer que seja a lista que traz uma compilação de melhores músicas do Slash, do Guns N’ Roses e até mesmo da história do rock, precisa trazer “November Rain”. Com um romanticismo que apenas Slash consegue demonstrar nesta canção, o clássico traz três solos completamente diferentes entre si mas que se completam.

02. Slash & Myles Kennedy and the Conspirators – “Anastasia”
Para esta escolha, não vale apenas destacar o solo e sim a faixa completa. “Anastasia” tem um início calmo porém forte e se transforma em caos, explorando, novamente, a criatividade e diversidade de Slash. Uma das melhores criações do guitarrista.

01. Guns N’ Roses – “Sweet Child O’ Mine”
Ao lado de “November Rain”, este clássico do Guns N’ Roses não poderia estar de fora. Um dos solos mais icônicos da história do rock, é difícil encontrar alguém que não o reconheça. Seus elementos doces, claros e emotivos não deixam de lado a parte pesada que Slash sempre busca incluir.

Categorias: Listas Notícias