Conheça a carreira de Ronnie James Dio antes do ELF e Rainbow

Com tantos monstros sagrados do passado, nostalgia é algo muito comum no Rock and Roll.

Seja pra quem acompanhou a carreira de Ronnie James Dio quando ainda estava vivo ou mesmo pra quem descobriu sua música depois que ele nos deixou, não resta dúvida que ele foi uma das grandes vozes do Rock.

Mais conhecido por seu trabalho na banda Dio, por sua breve porém muito marcante participação no Rainbow, ou mesmo por sua passagem pela banda considerada a criadora do Heavy Metal, o Black Sabbath, Ronald James Padavona, chamou a atenção dos fãs de Hard Rock pela primeira vez com a banda ELF.

Foi ainda cantando com o ELF que o baixinho Ronnie James Dio, com sua voz gigantesca, fez Ritchie Blackmore acreditar que poderia haver vida além do Deep Purple.

Insatisfeito com os caminhos musicais escolhidos por sua banda, Blackmore encontrou em Dio o parceiro ideal para começar uma nova banda e deixar o Deep Purple no passado, pelo menos por algum tempo.

A primeira participação de Dio em um projeto de destaque no Hard Rock veio com a música “Love Is All”, do projeto The Butterfly Ball and the Grasshopper’s Feast (1974) produzido por Roger Glover que havia acabado de ser demitido do Deep Purple.

O projeto contou também com outras vozes muito conhecidas como Ian Gillan, David Covardale e Glenn Hughes e acabou virando um especial para a TV.

“Love Is All” tem uma das performances vocais mais impressionantes de Dio, apesar de lembrar mais uma música dos Beatles do que os grandes clássicos do metal que o tornaram uma lenda. Vale a pena dar uma conferida!

Faça o nosso teste sobre Dio e veja quanto você conhece desse lenda da música!

O que realmente pouca gente sabe, é que Ronnie James Dio começou sua carreira musical nos anos 60 com amigos de ginásio, cantando e tocando baixo com a banda Ronnie and The Rumblers, que mudou de nome para Ronnie and The Red Caps e mais tarde para Ronnie and The Prophets.

Exceto pela voz já fantástica de Dio em 1961, a banda em nada lembra o trabalho que marcou o Hard Rock e o Heavy Metal para sempre após o primeiro disco do Rainbow em 1975.

A música que faziam era mais aquele DooWop clássico da época pré Beatles. Não se pode dizer que são grandes composições. A banda nunca foi muito longe, como The Platters e outras bandas do mesmo período, apesar de ter lançado alguns discos e de ter feito muitos shows.

É engraçado ver as fotos com Dio e o resto da banda de terno e com topete ao melhor estilo Rockabilly.

Elvis Presley reinava soberano, mas em uma ouvida rápida já dá pra perceber que Dio era um vocalista muito acima da média.

O Doo Wop acabou virando um estilo musical do passado e não sobreviveu às décadas seguintes. Para nossa alegria, Ronnie James Dio acabou procurando outros rumos e deixou sua marca na música como uma das maiores vozes do Rock até hoje.

Confira mais notícias sobre: