No início dos anos 2000, o nome Black Sabbath voltava para a boca do grande público, sem ser de forma saudosista. A banda vinha de uma reunião de sua formação clássica com Ozzy Osbourne nos vocais e Bill Ward na bateria e foi introduzida ao Rock ‘N Roll Hall Of Fame em 2006. Em paralelo, a formação com Ronnie James Dio nos vocais e Vinny Appice na bateria se reuniu para o lançamento de 3 faixas inéditas na coletânea The Dio Years.
O resultado foi tão produtivo que o grupo decidiu sair em turnê, registrado no ao vivo Live From Radio City Music Hall de 2007. Para não confundir com a agenda principal do Sabbath com Ozzy e por disputas judiciais em andamento, Tony Iommi decidiu chamar o grupo de Heaven And Hell. A referência se deve ao disco homônimo de 1980 que marcou a entrada de Dio para o grupo.
Edição inédita do álbum The Devil You Know lançada em CD em 2023
The Devil You Know foi último trabalho em estúdio de Dio
Lançado em 2009, The Devil You Know traz o puro creme do Black Sabbath na fase Dio. Com os riffs cadenciados que moldaram a identidade de Iommi desde o início, como nas faixas “Atom And Evil” e “Double The Pain”. A atmosfera densa e macabra e os vocais poderosos e hipnotizantes de Dio, que devido a idade, canta em tons mais baixos, colabora para a aura fúnebre do disco.
Considerado pelos fãs como um disco canônico na discografia do grupo inglês, o trabalho infelizmente marcou também a despedida de Ronnie dos estúdios. O vocalista viria a falecer em maio de 2010 vítima de um câncer no estômago, encerrando assim o projeto e fazendo o Sabbath entrar em hiato até o lançamento de 13 em 2013, com Ozzy de volta aos vocais.
A cozinha clássica e marcante do Sabbath se faz mais que presente em The Devil You Know. Além dos já citados riffs fúnebres de Tony, temos a amálgama rítmica que Geezer Butler e Vinny Appice criam, fazendo com que bateria e baixo se tornem algo próximo a um gêmeo siamês malígno (pensem na fusão entre as capas de Balance do Van Halen e Born Again), como nas faixas “Rock And Roll Angel” e “Bible Black”.
Vale destacar que mesmo debilitado pela idade, Dio traz todo o poder possível em seu pequeno grande corpo, não devendo em nada à sua fase de ouro e fechando suas cortinas com chave de ouro.
Um álbum para todos os fãs
O disco é indicado para todos os fãs de rock e metal, afinal de contas, é Black Sabbath! Mas creio que especialmente os fãs de doom metal, stoner e heavy metal irão se conectar mais fortemente com a obra. O disco não poupa esforços ao apresentar o melhor de melodias sombrias, vocais malévolos e composições épicas. Destaque para as poderosíssimas “Atom And Evil” e “Bible Black”, sendo esta última recomendadíssima aos apreciadores do disco Mob Rules de 1981.
Tracklist:
01 – Atom And Evil
02 – Fear
03 – Bible Black
04 – Double The Pain
05 – Rock And Roll Angel
06 – The Turn Of The Screw
07 – Eating The Cannibals
08 – Follow The Tears
09 – Neverwhere
10 – Breaking Into Heaven
LEIA TAMBÉM: Black Sabbath: box dos discos de Tony Martin ganha data de lançamento