Texto por Maíra Watanabe

Imagina passar um dia com sua banda preferida numa sessão de fotos na Inglaterra e tê-los só para você. Parece um sonho, né? Mas nesse caso foi realidade. O Cypher16 convidou o Wikimetal para passar um dia com eles e conversar com exclusividade sobre o novo álbum It’s a Long Way Back (From this Road) que será lançado em breve.

Para quem é fã de metal, sabe que os headbangers são super gente boa, gostam de bater um bom papo e deixar a gente bem a vontade. O grupo brinca, pergunta sobre o Wikimetal, sobre o Brasil e morre de vontade de conhecer nosso país e tocar para o público brasileiro. Eles dizem que o público no Brasil é o melhor do mundo.

Viajamos até Saint Albans, interior da Inglaterra para acompanhar a sessão de fotos para promover o novo álbum da banda. O dia estava bem ensolarado, mas frio, 9ºC. O grupo parecia não se importar, foi um encontro de amigos que conversam sobre tudo: família, trabalho e principalmente música, a paixão de todos ali.

Cada um dos integrantes trouxe sua própria mochila com algumas trocas de camisetas e bem relaxados nós fomos para duas locações incríveis. A primeira parte foi numa floresta chamada Heartwood, que tinha um astral bem sombrio – durante o inverno da Inglaterra todas as folhas caem, as árvores ficam secas fazendo com que o ambiente fique com cores monocromáticas e até, de certa forma, assustadora.

Já a segunda locação, foi no meio de ruínas de uma casa de fazenda antiga. O lugar ideal para fazer fotos de uma banda de metal, também um pouco assustador, mas com uma certa dose de melancolia. Os diretores da sessão de fotos, Ben Walters e Fran Elsey, escolheram a dedo cada lugar para poder expressar em seu trabalho a cara da banda e a imagem que eles querem mostrar com o novo álbum.

A dupla de diretores – super bem humorados – dirigia a banda como velhos amigos que são. Eles já fizeram outras fotos para o Cypher16 e também alguns videoclipes. “Nós conhecemos bem o trabalho da banda, a gente apenas tenta traduzir o que eles apresentam nas suas músicas em imagens, com um certo refinamento. E essas locações são imensas e representam a vibe da banda”, conta Bem Walters.

Ben, que também já foi músico, conta que isso ajuda no trabalho que faz hoje em dia. “Conheço bem esse meio, e assim é mais fácil para os artistas, porque eu sei o que eles querem e quais são suas expectativas. Adoro trabalhar para esses caras, somos bem parecidos”, complementa.

A banda Cypher16 produz um som original e massivo. Eles estão na estrada há dez anos e já tocaram em 17 países. A banda é formada por Jack Doolan (vocalista e guitarra), Will Cass (guitarra e vocal), Rich Hinks (baixo – também da banda Annihilator) e Declan Doran (bateria).

Depois da sessão de fotos, claro que o grupo parou em um pub para tomar uma cerveja e conversar com a gente. Doolan e Cass contaram, com exclusividade para o Wikimetal, um pouco do que vem por aí.

“Estamos felizes e ansiosos para lançar nosso segundo álbum, deve sair entre abril e maio deste ano. Vamos produzir CDs, vinis e também estará disponível nas plataformas como Spotify, iTunes e Amazon. Já temos um vídeo pronto também, que vamos publicar antes do álbum. O Wikimetal é a primeira mídia para quem contamos essas novidades”, fala Jack Doolan.

Sobre shows, Cypher16 já tem datas para tocar na Suécia em maio nos dias 29 e 30 e mais tarde, no dia 4 de setembro em Londres. Estão, também, planejando tocar na Colômbia. “O que pode nos trazer uma oportunidade de tocarmos no Brasil, queremos muito ir para lá, a gente amaria fazer esse tour na América Latina”, afirma Jack.

O álbum It’s A Long Way Back foi gravado na Suécia, mixado na Dinamarca e masterizado nos estúdios da Abbey Road, em Londres. “Jakob Herrmann, produtor do álbum, nos ajudou bastante, até podemos dizer que nosso som tem uma influencia sueca. Ficamos bem felizes com o resultado”, conta Will Cass.

Jack conta que traz em suas músicas, letras um pouco sombrias, que falam sobre conflitos internos, tormentos e angustias. “Não é deprimente, é um som melancólico e resultado dos nossos desafios que vivemos nos últimos três anos”, descreve o vocalista.

Para Will, o som do Cypher16 é “pesado, hard rock e industrial”. Jack acrescenta que o som representa um novo estilo de heavy metal britânico com vocais limpos e harmonia.

“Fazer esse som é o que nos dá o maior prazer, é como podemos usar as nossas melhores habilidades.  Nossa função é servir a música, para a melhorar o processo de criação. Por isso, esse álbum é mais conciso e a forma mais pura de expressão da nossa banda até agora”, conta Will.

Cypher16 já passou por diversos países da Europa e da América do Norte, mas as experiências mais marcantes foram na Índia e na China. “A gente conheceu bandas chinesas ótimas também, foi inacreditável. A gente gosta de fazer um esforço para visitar países mais distantes e mostrar nossa música, conhecer lugares novos e fazer amigos, afinal música conecta pessoas”, finaliza Will.

Agora, só podemos esperar o show deles no Brasil. Conheça o som dos caras logo abaixo com o mais recente single “The New Horizon” e, em seguida, veja como foi a sessão de fotos que o Wikimetal registrou.

previous arrow
next arrow
Slider