Yön, o grupo brasileiro formado por seis mulheres que se juntaram despretensiosamente para estudar canções nórdicas, lançou o novo single “I Riden Så”. Este é o segundo single do EP que está previsto para sair no primeiro semestre de 2026.
“I Riden Så” é uma versão de uma balada medieval chamada “A mulher encantada em Parto”, de 1600. A história narra a morte de uma mulher, filha de Sillibrand, que dá à luz gêmeos em um bosque sagrado antes de morrer. Os meninos são então reivindicados pelos deuses nórdicos Freya e Odin, representando uma transição de crenças pagãs mais antigas para novas religiões, com o bosque como um templo natural sagrado.
A vocalista Aline dos Reis comentou sobre o novo single: “Essa é uma canção tradicional sueca, gravada pela primeira vez pela banda Gjallarhorn, em 1997. A nossa versão mistura diversas referências de arranjos de outras canções escandinavas. Ela está no nosso repertório desde o início da banda e também tem a marca do nosso processo de arranjo das canções tradicionais. Trabalhamos nesse arranjo por muitos meses e a composição dos vocalizes definitivos só veio em 2024, no processo de gravação. Ela é muito importante porque tem um solo lindo da Janine Plis, que toca muito as pessoas, é uma canção muito emocionante”.
A bnanda também lançou seu primeiro videoclipe, uma versão para “Oi Dai”, canção da tradição folclórica da Carélia, gravada pela primeira vez em 1991 pelo grupo finlandês Värttinä.
LEIA TAMBÉM: Beyond the Black lança novo single “The Art Of Being Alone”
