Xandria anunciou o cancelamento de todas as datas de sua turnê latino-americana, incluindo o que seria seu retorno ao Brasil, com shows que estavam marcados para os dias 11 de outubro em Brasília e 12 de outubro em São Paulo.

A banda alemã postou um vídeo nas redes sociais nesta segunda-feira, 22, explicando o motivo do cancelamento e lamentando o ocorrido. De acordo com o grupo, os pagamentos acordados com o promotor da turnê não foram realizados. Leia o comunicado na íntegra:

“Caros fãs latino-americanos,

Vocês esperaram muitos anos para que finalmente retornássemos aos seus países – e nós também. Estávamos ansiosos para vê-los novamente e compartilhar noites inesquecíveis juntos. É por isso que esta notícia nos dói profundamente, e é com o coração muito pesado que temos que dizer a vocês: esta turnê não pode acontecer.

Para tornar esta turnê possível, planejamos um enorme investimento financeiro de nossa parte; para viagens, equipe e equipamentos. Não iríamos ganhar dinheiro nós mesmos, era um compromisso puro com vocês, nossos fãs. Mas para cobrir esses custos, era essencial que o promotor pagasse as taxas conforme acordado no contrato.

O acordo era muito claro:

50% da taxa deveria ser paga em 27 de julho
os outros 50% deveriam ser pagos em 20 de setembro

Nenhum desses pagamentos chegou.

Tivemos experiências dolorosas no passado, quando confiamos em promessas como “o dinheiro virá depois” e ainda assim saímos em turnê. Às vezes, até nos mostravam recibos de pagamento falsos. No final, nunca fomos pagos, o que nos deixou com enormes prejuízos.

Com uma turnê desse porte, o risco financeiro é ainda maior. Se continuássemos sem receber o pagamento conforme combinado, teríamos que cobrir todos esses custos nós mesmos – o que poderia colocar o futuro da banda em risco. Não podemos deixar isso acontecer, pois estamos trabalhando no próximo álbum e em muitas turnês futuras para vocês.

Temos certeza de que alguns promotores têm boas intenções, mas quando não conseguem arcar com a responsabilidade financeira, a banda acaba arcando com todo o risco. Desta vez, os sinais de alerta foram claros demais.

Então, não tivemos escolha a não ser cancelar esta turnê. Estamos muito, muito tristes com isso – por vocês e por nós. Sobre ingressos: entre em contato com os fornecedores de ingressos ou promotores locais para obter reembolsos. Por lei, eles são responsáveis ​​pela devolução do seu dinheiro.

Prometemos que trabalharemos para encontrar um parceiro confiável que nos traga de volta à América Latina o mais rápido possível – e, quando voltarmos, garantiremos que os shows sejam tudo o que vocês merecem e muito mais. Sentimos muito. Agradecemos seu amor e apoio infinitos. Esperamos vê-la novamente em breve.

Com carinho,
Xandria”

Para reembolso, a produtora informa que todos os ingressos comprados serão devidamente reembolsados e solicita que o público entre em contato com a Bilheto, tiqueteria oficial dos shows.

Nota oficial da produtora sobre o cancelamento da turnê do Xandria

Horas depois, a produtora responsável pela turnê, LBN Agency, emitiu um comunicado se pronunciando sobre o ocorrido. Na nota, a produtora “lamenta profundamente o cancelamento” e informa que todos os voos internacionais já estavam pagos e o visto de todos da banda estavam emitidos, alegando que, entretanto, “a LBN não conseguiu quitar tudo antes das datas previamente acordadas devido ao atraso de pagamento de produtores locais de outros países”.

Confira o anúncio na integra:

“Nota oficial da produtora A LBN Agency sobre o cancelamento da turnê latino-americana da banda Xandria, que aconteceria entre 24 de setembro a 12 de outubro de 2025.

A LBN lamenta profundamente o cancelamento da turnê latino-americana do Xandria, que tinha dois shows no Brasil (São Paulo e Brasília). Todos os ingressos comprados serão devidamente reembolsados. Solicitamos que entre em contato com a tiqueteria oficial dos eventos, a Bilheto.

A LBN se esforçou ao máximo para a realização desta turnê. Todos os voos internacionais, de ida e volta, estavam devidamente pagos, voos domésticos assim como os vistos dos músicos do Xandria estavam devidamente emitidos.

Infelizmente, a LBN não conseguiu quitar tudo antes das datas previamente acordadas devido ao atraso de pagamento de produtores locais de outros países, o que foi avisado à banda e solicitado que prolongasse o prazo até a data de hoje (22 de setembro), dia em que os valores acordados estariam disponíveis na conta para o restante do pagamento. Alguns países estavam com vendas muito baixas, isso demorou para que alguns prazos pudessem ser feitos antes. Confiamos muito no trabalho das pessoas envolvidas.

Trabalhamos a todo momento com transparência, inclusive sempre notificando a banda sobre baixas vendas em alguns locais. Na última sexta-feira recebermos um valor referente a 30.000 USD da turnê, que seria usado para o acordo de pagar 18.500 USD à banda. Mandamos para a banda os comprovantes destes depósitos de algumas produtoras locais e parte do caixa da própria LBN, reforçando nossa clareza e transparência nas tratativas para manter a turnê. 

Vale ressaltar que também tentamos compensar o anunciado atraso de poucos dias no acerto da parte final do acerto financeiro da turnê com o pagamento do hotel da banda em Frankfurt, na Alemanha, além de toda alimentação e os dias de trabalho da equipe.

Temos ciência de que fizemos a nossa parte. Investimentos muito tempo e dinheiro nessa turnê e nos esforçamos dia e noite para divulgar e reverter em venda de ingresso. A LBN confia plenamente nas produtoras locais”.

LEIA TAMBÉM: Entrevista Xandria: Ambre Vourvahis fala sobre vinda da banda ao Brasil

Tags:
Categorias: Notícias

Repórter e Fotógrafa em cobertura de shows, resenhas, matérias, hard news e entrevistas. Experiência em shows, grandes festivais e eventos (mais de mil shows pelo mundo). Portfólio com matérias e entrevistas na Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, The Metal Circus (Espanha) Metal Injection (EUA), Wikimetal e outros sites brasileiros de cultura e entretenimento. Também conhecida como A Menina que Colecionava Discos - [email protected]