O guitarrista Wayne Kramer que ajudou a fundar o MC5 morreu aos 75 anos de idade. A banda é reconhecida até os dias de hoje, como uma das mais importantes na história dos EUA por conta de seu posicionamento político e pioneirismo. Kramer morreu devido a um câncer de pâncreas.

O Instagram do músico trouxe duas postagens sobre o falecimento: “Wayne S Kramer. Que a paz esteja com você. 30 de abril de 1948 – 2 de Fevereiro de 2024.”

O segundo post diz “Wayne Kramer morreu em paz hoje devido a um câncer de pâncreas. Ele será lembrado por ter começado uma revolução na música, cultura e pela sua bondade.”

Kramer nasceu em Detroit aonde ainda na adolescência conheceu outro guitarrista Fred “Sonic” Smith. Algum tempo depois, em Michigan, juntamente com o vocalista Rob Tyner fundariam o MC5.

A banda alcançou esse status icônico por conta de sua postura, apesar de só terem lançados dois discos de estúdio: Back in the USA (1970) e High Time (1971).

O MC5 encerrou as atividades em 1975 e só retornou no começo dos anos 90. Após a morte dos dois co-fundadores, Kramer criou um supergrupo que por algum tempo tocava as músicas do MC5. A banda incluia Ian Astbury (The Cult) e Lemmy (Motörhead).

Ao longo dos anos, algumas tours de reunião aconteceram incluindo a de aniversário de 50 anos da banda em 2018 com integrantes do Soundgarden e King’s X.

Atualmente Wayne Kramer preparava o lançamento do tão esperado terceiro disco da banda, previsto ainda para 2024.

A comunidade da música lamentou profundamente o falecimento, com diversas manifestações na rede, incluindo as de Alice Cooper, Bruce Kulick, Tom Morello e William DuVall.

LEIA TAMBÉM: Pearl Jam, Soundgarden e MC5 tocam “Kick Out the Jams” juntos; assista

Tags:
Categorias: Notícias