Na era do streaming e música em formatos digitais, os discos de vinil retornam como itens de colecionador indispensáveis, sejam em álbuns clássicos ou lançamentos mais recentes. Segundo informações dos discos mais vendidos no Reino Unido em 2021, os fãs de rock estão entre os maiores consumidores desta mídia física.
De acordo com levantamento da Indústria Fonográfica Britânica (BPI, em inglês), divulgado pelo The Guardian, as vendas de vinis no último ano foram as melhores dos últimos 31 anos, com mais de cinco milhões de unidades vendidas.
Esse número impressionante entre os consumidores britânicos representa um aumento de 8% em relação ao ano de 2020. Em cada quatro compras de álbuns físicos, pelo menos uma era de um disco de vinil, uma proporção que não era vista desde 1990.
O ranking do Top 10 de vinis mais vendidos no Reino Unido inclui quatro nomes do rock, segundo informações da Ultimate Guitar. Com exceção do rock alternativo da Wolf Alice, com o álbum Blue Weekend, todos os discos vendidos são clássicos lançados há mais de três décadas: Rumours (1977), do Fleetwood Mac, Nevermind (1991), do Nirvana, e Greatest Hits (1981), do Queen.
Top 10: Vendas de vinil no Reino Unido
- ABBA – Voyage
- Adele – 30
- Fleetwood Mac – Rumours
- Ed Sheeran – =
- Amy Winehouse – Back To Black
- Nirvana – Nevermind
- Queen – Greatest Hits
- Lana Del Rey – Chemtrails Over The Country Club
- Wolf Alice – Blue Weekend
- Harry Styles – Fine Line
LEIA TAMBÉM:Anthrax lança mini vitrola e vinil de 3 polegadas para a Record Store Day