O guitarrista e produtor Val Santos mergulhou nas suas lembranças e experiências nos anos 1980 para o primeiro álbum solo da carreira. 1986, que chega pela Wikimetal Music nessa sexta, 28, recria o estilo thrash e heavy metal que dominou a década e influênciou inúmeros músicos em todo o mundo.

A década homenageada no disco, além de contar com lançamentos como Master of Puppets, do Metallica, Reign in Blood, do Slayer, e Peace Sells… But Who’s Buying?, do Megadeth, também foi a época em que Val Santos começou a ouvir o estilo e a conviver e trabalhar com bandas que despontavam na cena brasileira como VIPER, Vodu e Volkana.

Depois de fundar a banda Zuris, Val Santos foi baterista do VIPER e o responsável por muitos dos arranjos que podem ser ouvidos no álbum mais clássico da banda, Theatre of Fate. Mais tarde passou a tocar guitarra e formou o Toyshop com o baterista Guilherme Martin e o guitarrista Gabriel Weinberg, banda que ficou popular nos anos 1990 ao combinar o som pesado e influenciado por Ramones com a linha melódica mais pop da vocalista Natacha.

O Toyshop assinou contrato com a gravadora holandesa Roadrunner e lançou o primeiro álbum em 1999. Gravado em Los Angeles com produção de Sylvia Massy (Red Hot Chilli Peppers, Tool), “Party Up” fez da banda um sucesso do rock alternativo. Além de “Run Away” e “Everybody Crazy”, que fizeram parte da trilha sonora do sucesso de Hollywood “Holiday in the Sun”, em 2001, o single “Daydream” chegou ao primeiro lugar nas paradas de TVs e rádios europeias. O Toyshop fez turnês pelos EUA e Brasil, onde o álbum também ganhou rádios. Com Nando Machado no baixo, a banda se reuniu novamente em 2016 e lançou o álbum Candy pelo selo ForMusic Records, com produção de Mauricio Cersosimo (VIPER, Emicida, Skank).

Como guitarrista, Val Santos voltou ao VIPER em 2007 para a gravação de All My Life. Nesse álbum, também foi o compositor de três músicas, “Cross the Line”, “Dreamer” e “Miracle” e fez shows pelo Brasil e América do Sul. Depois de atuar como produtor dos álbuns solo de Felipe Machado (FMSolo, de 2015, e Primata, com previsão de lançamento ainda para 2021), Val Santos também compôs as canções “I Spit on Your Grave” e “Empire of Demise” para o álbum de 2020 do Vodu, Waking With Fire.

1986 já nasce como um clássico do thrash metal brasileiro. Além das grandes composições e excelente produção, o álbum reúne participações especiais de músicos brasileiros que fizeram do país um dos expoentes do estilo pesado no mundo. Ouça o trabalho na íntegra logo abaixo.

Categorias: Notícias