Torture Squad lançou nesta segunda-feira, 10 de novembro, Magnum Chaos, o oitavo videoclipe de divulgação do aclamado álbum Devilish, lançado em setembro de 2023.
Neste lançamento, uma trilogia com as três últimas faixas do álbum, “Gaia”, “A Farewell to Mankind” e “The Last Journey”, a banda expressa um pedido de socorro do planeta para a humanidade.
O vídeo é lançado no mesmo dia que o Brasil recebe a COP30, em Belém do Pará, a principal conferência anual da ONU sobre mudanças climáticas e vai acontecer entre os dias 10 e 21 de novembro. A junção do lançamento de uma música que traz os mesmos ideais de uma conferência da ONU, sobre o alerta que a humanidade tem que ter sobre os cuidados ao planeta, parece ser óbvia e perfeita para o Torture Squad.
A vocalista Mayara Puertas comentou:
“Escrevemos o álbum Devilish em meio a um dos períodos governamentais mais caóticos no nosso país, a expressão em Latim ‘Magnum Chaos’ significa exatamente isso : Um grande caos . Tivemos Bolsonaro se tornando presidente com uma campanha que prometeu acabar com a fiscalização ambiental, não demarcar nenhuma terra indígena e armar a população. Foi natural nos manifestarmos contra isso tudo através de nossa música, era urgente trazer reflexões em defesa do meio ambiente e preservação da memória e território indigena . Algumas pessoas podem achar que estamos “batendo sempre nas mesmas pautas”, mas nós temos algo a dizer! A Arte sempre será uma ferramenta de protesto”.
O lançamento de A Magnum Chaos em paralelo à COP30 reforça a sintonia entre a arte e o debate global sobre o futuro do planeta, ampliando o alcance do discurso ambiental dentro do metal brasileiro. Enquanto líderes mundiais se reúnem em Belém para discutir políticas ambientais e metas de sustentabilidade, o Torture Squad transforma som e imagem em um manifesto pela consciência ecológica.
LEIA TAMBÉM: Undo resgata o rock brasileiro oitentista em eletrizante álbum de estreia
