Durante uma entrevista à Drum for the Song (via Ultimate Guitar), o baterista Vinny Apice relembrou uma história engraçada e maldosa de uma pegadinha que ele e Ronnie James Dio fizeram com Tony Iommi.
Iommi tinha acabado de comprar um carro modelo Range Rover quando foi a uma fazenda gravar o álbum The Mob Rules, de 1981, o primeiro com Appice na formação do Black Sabbath. Quando o guitarrista chegou, ele estava muito feliz com a compra e mostrou para os colegas, orgulhoso da compra. “Fomos lá ver e elogiamos [o carro]”, contou Vinnie.
“Fomos voltar para o estúdio. Tony e Geezer [Butler, baixista] foram primeiro, depois Ronnie e eu fiquei por último. Vi uma lata de óleo na estante e falei: ‘ei, Ron, vamos pegar esse óleo, colocar embaixo do carro e falar que está vazando’. E Ronnie disse: ‘vamos, vamos, vamos’. Ele era como uma criança – eu o transformava em uma criança. Falei: ‘mas você tem que avisá-lo sobre o vazamento, pois se eu avisar, ele vai saber que é brincadeira'”.
Ele continua: “Coloquei o óleo embaixo do carro, esperamos, Ronnie fingiu que estava saindo do estúdio por um minuto, daí ele volta e diz: ‘ei, Tony, tem óleo embaixo do seu carro’. Tony logo fica preocupado: ‘o quê?'”
Appice entendia de carros, pois chegou a fazer algumas aulas de mecânica então Tony pediu para que ele desse uma olhada no carro. “Olhei embaixo e falei: ‘oh, parece que está vazando… é difícil saber o que aconteceu, mas definitivamente está pingando’. Enquanto isso, dávamos risada escondido, pois sabíamos que era mentira”, disse.
Tony, preocupado com o carro, chamou um mecânico do Royal Automobile Club, porém o grupo não viu isso acontecendo e continuaram com a brincadeira até que a assistência chegou e disse que não havia nenhum vazamento. “Isso lhe custou algumas centenas de dólares. Daí, tivemos que contar para ele, que reagiu: ‘seus cretinos!’. Todo mundo deu risada”, relembrou.
O guitarrista não perdoou o colega e deu o troco: “No dia seguinte, meu quarto estava destruído. Tudo estava de cabeça para baixo. Colocaram até fogo ali. Tony providenciou uma boa vingança”, concluiu o baterista.
Assista a entrevista na íntegra, em inglês, logo abaixo.
LEIA TAMBÉM: Tony Iommi: biografia ganha edição em português e está disponível na pré-venda