Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, falou abertamente pela primeira vez sobre a morte de Ozzy Osbourne. O Príncipe das Trevas morreu na última terça-feira, 22 de julho, aos 76 anos.
 
Em entrevista ao ITV News, concedida na última quarta-feira, 23, sobre o falecimento de seu antigo 
companheiro de banda, Iommi disse [transcrição via Blabbermouth]:

“Foi um choque para nós. Quer dizer, quando soube ontem, não consegui entender. Pensei: ‘Não pode ser’. Só recebi uma mensagem dele no dia anterior. Parecia irreal, surreal. E realmente não caiu a ficha. À noite comecei a pensar sobre isso: ‘Meu Deus, será que estou sonhando com tudo isso?'” Mas, como eu disse antes, ele não parecia bem durante os ensaios. E acho que ele realmente se esforçou para fazer aquele show. Eu realmente sinto, e eu e o Geezer [Butler] estávamos conversando sobre isso ontem à noite, que achamos que ele se esforçou para fazer, e logo depois disso, ele fez e se despediu dos fãs. E foi só isso, na verdade”.

Então, a entrevistadora comentou que tocar no Back To The Beginning, show de despedida do Black Sabbath “significou tudo” para Ozzy, em seguida, Iommi comentou:

“Ah, ele já está se preparando para isso há algum tempo. Ele vinha treinando e tentando fazer o que pode, para poder fazer esse show, para poder fazer. E era isso mesmo que ele queria fazer. Acho que ele devia ter algo na cabeça que dizia: ‘Bem, vai ser isso, a última coisa que farei’. Se ele achava que ia morrer ou o quê, eu não sei. Mas ele realmente queria fazer e estava determinado a fazer. E, com toda a justiça, ele conseguiu.”

Tony Iommi fala o que Ozzy Osbourne fez após o show de despedida

Questionado sobre como Ozzy estava quando saiu do palco, após a emocionante apresentação em Birmingham, Tony respondeu:

“Bem, ele foi para o camarim dele, eu fui para o meu, e Geez foi para o dele, e assim por diante. E então ele veio. Ele veio antes de sair, numa cadeira de rodas, para se despedir e bater um papo. E ele pareceu bem. Ele gostou. E ele disse: ‘Ah, correu tudo bem, não foi?’. Eu disse: ‘Sim, correu.’ Mas, como eu disse, quando recebi a mensagem dele anteontem dizendo que ele estava cansado e sem energia, pensei: ‘Ah, céus’. Porque é muita coisa para ele fazer isso, considerando os problemas que ele tem”.

Ele continuou: “E a gente via isso nos ensaios. Não queríamos que ele estivesse lá todos os dias, porque é muita coisa. Ele simplesmente não ia aguentar. Então, eles o traziam, ele sentava e cantava algumas músicas, e aí a gente conversava sobre uns velhos tempos ruins ou algo assim, ríamos um pouco, e aí ele ia embora. E foi mais ou menos isso que a gente fez, na verdade. Mas o show era para ele [se despedir], na verdade, e para a gente se despedir, porque o Black Sabbath também se despediu; foi o fim da banda, e nunca mais faremos isso. E ter o Bill [Ward] com a gente também depois de todos esses anos, depois de 20 anos sem tocar com o Bill . Pra ser sincero, não acredito que já se passaram 20 anos”.

Tony também disse que Ozzy gostou de estar no palco naquele show: “Acho que ele ficou emocionado e frustrado também, porque queria se levantar. Dava para ver que ele estava tentando se levantar. Mas sim, significava tudo para ele. Foi para isso que nos preparamos, para aquele grande final, onde ele pudesse ver todas as pessoas e nós pudéssemos ver todas as pessoas, e encerrar daquela forma. Mas não esperávamos encerrar tão rápido com o Ozzy, não esperávamos que ele fosse embora tão rápido, na verdade. Bem, não esperávamos que ele fosse embora . Então foi um choque”.

O último show da carreira de Ozzy osbourne

Ozzy Osbourne morreu apenas 17 dias após sua última apresentação ao vivo, no show de despedida do Black Sabbath, que aconteceu dia 5 de julho, no Villa Park em Birmingham, no Reino Unido. Cerca de 40 mil pessoas compareceram ao evento, com 5,8 milhões de pessoas assistindo ao show online.

Intitulado Back To The Beginning, o último show da maior banda de heavy metal reuniu os quatro membros originais da banda. O vocalista Ozzy Osbourne, o baixista Geezer Butler, o guitarrista Tony Iommi e o baterista Bill Ward tocaram pela primeira e última vez em 20 anos.

Em entrevista ao ITV News, Tony Iommi comentou sobre todos estarem juntos em Birmingham: “Foi realmente emocionante, eu acho. Todos nós pensamos: ‘Uau’. E, de novo, foi quase como um sonho. Antes que você percebesse, estávamos fora do palco. E [nós estávamos pensando]: ‘O que aconteceu?'”

A última aparição em público de Ozzy Osbourne foi na edição de Birmingham da Comic Con Midlands. O evento aconteceu poucos dias depois do Back to the Beginning, nos dias 12 e 13 de julho.

Ozzy, junto com sua esposa/empresária Sharon, sua filha Kelly e seu filho Jack fizeram sessões de autógrafos e fotos nos dois dias do evento.

LEIA TAMBÉM: Black Sabbath: O que cada integrante irá fazer após despedida?

Categorias: Notícias

Repórter e Fotógrafa em cobertura de shows, resenhas, matérias, hard news e entrevistas. Experiência em shows, grandes festivais e eventos (mais de mil shows pelo mundo). Portfólio com matérias e entrevistas na Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, The Metal Circus (Espanha) Metal Injection (EUA), Wikimetal e outros sites brasileiros de cultura e entretenimento. Também conhecida como A Menina que Colecionava Discos - [email protected]