Tom Morello, guitarrista do Rage Against The Machine, anunciou uma parceria com grupo de electro punk The Bloody Beetroots. O projeto colaborativo chega no formato de um EP que leva o nome de The Catastrophists e está previsto para sair dia 18 de junho.

Para celebrar o anúncio, Morello compartilhou nas redes sociais o primeiro single, “Radium Girls”. A canção foi coescrita com Jehnny Beth (Savages), Carl Restivo, Simone Cogo e Nadya Tolokonnikova (Pussy Riot).

A gravação contou com a participação de Tolokonnikova, juntamente com vocais de Mish Barber-Way (White Lung), Aimee Interrupter (the Interrupters) e Elila Paz (The Last Internationale).

Ao falar sobre a novidade, Morello disse em um comunicado: “Quatro mulheres extraordinárias e a feroz produção de The Bloody Beetroots dão vida à verdadeira história das Radium Girls, jovens trabalhadores da fábrica de Illinois que foram vítimas de um dos crimes mais hediondos da história industrial dos EUA.”

Passei todos os verões quando era criança perto de Ottawa, Illinois, onde essas garotas condenadas usavam tinta mortal com rádio [elemento químico] para brilhar nos relógios escuros. Elas foram encorajados a lamber os pincéis a um ponto para aumentar a produtividade e o lucro e, no final, seus ossos literalmente se separaram do câncer e eles eram tão tóxicos que tiveram que ser enterrados em caixões forrados de chumbo. Os casos judiciais resultantes e a publicidade levaram à histórica legislação nacional de proteção ao trabalho. Todo ano eu coloco flores no pequeno monumento a essas heroínas silenciosas e essa canção é dedicada à sua memória”.

Mês passado, Morello divulgou a canção “Weather Strike” com Nadya Tolokonnikova, em apoio às integrantes do Pussy Riot, Masha Alekhina e Lucy Shtein, que permanecem em prisão domiciliar na Rússia. Elas ganharam dois anos de prisão por apoiar Alexei Navalny, líder da oposição a Vladimir Putin.

LEIA TAMBÉM: The Linda Lindas: quarteto punk chama atenção de Tom Morello e assina contrato com gravadora

Categorias: Notícias