Tobias Sammet fez uma homenagem para Andre Matos durante o show do Avantasia no Brasil, realizado em São Paulo no último sábado, 29. O músico alemão foi amigo pessoal e parceiro artístico do vocalista brasileiro, que faleceu em 2019, aos 47 anos.
Na reta final do show, antes da música “No Return”, gravada com Andre Matos no álbum The Metal Opera Part II, Tobias recebeu da plateia uma camiseta com a foto de Andre Matos, que prontamente recebeu e mostrou para o público, permitindo os aplausos da plateia e um coro de “Andre, Andre”. Mais próximo ao palco, alguns fãs começaram a cantar a letra de “Inside”, primeira parceria entre Avantasia e Andre, de 2001.
Quando falou, Tobias Sammet exaltou Andre Matos como um vocalista sem precedentes: “O melhor cantor que já surgiu na América Latina, um dos melhores cantores em todo o Universo, um dos melhores de todos os tempos e um amigo, jamais esquecido”, declarou. “Eu estou comovido e feliz de tê-lo chamado de meu amigo, ele é um de vocês, Andre Matos! Deus abençoe sua alma”.
A dificuldade de Tobias Sammet em lidar com a perda do amigo Andre Matos
Em entrevista ao Wikimetal algumas semanas antes do show, Sammet também deu um longo depoimento sobre o amigo, relembrando a apresentação ao lado do Shaman para o DVD RituAlive como uma das melhores memórias que guarda das passagens pelo Brasil. Na época, ambos performaram a faixa “´Pride” em um dos registros mais clássicos do metal brasileiro.
Na conversa, o alemão também confessou a dificuldade de apresentar “Reach Out For The Light” no primeiro show depois da morte de Andre Matos, pois ambos apresentaram a faixa juntos poucas semanas antes, quando Avantasia e Shaman foram atração do Free Pass Metal Festival, realizado em São Paulo e eternizado como o último show do cantor.
“Foi extremamente difícil [cantar essa música]. Não sou uma pessoa que costuma demonstrar, mas sou emocional nas coisas. Não consigo esconder isso na maior parte do tempo, mas estava no palco e não me senti bem. De repente, tive tantas imagens diante dos meus olhos, na minha mente e eu estava ficando em uma situação difícil, posso dizer, pra mim. Eu realmente tive que dizer ‘não, não, não, pensa em outra coisa, pensa em outra coisa’. Isso foi difícil, mas com o passar dos anos ficou mais fácil.” contou Tobias. “Agora é uma sensação boa, mas no começo não era. Antes eu pensava: ‘Ok, eu não vou começar a chorar no palco, não posso fazer isso””.
LEIA TAMBÉM: Entrevista Avantasia: Tobias Sammet fala sobre retorno ao Brasil, Andre Matos e mais
