A lendária banda britânica The Who deu início à sua tão aguardada turnê de despedida, intitulada The Song Is Over, no último sábado, 20. O show aconteceu em Piazzola sul Brenta, na Itália.

A apresentação marcou não apenas o começo da tour, mas também a estreia do baterista Scott Devours. Devours assumiu o posto de Zak Starkey, filho de Ringo Starr, após as polêmicas sobre sua saída.

A turnê passará por outras cidades da Itália e do Reino Unido antes de seguir para a América do Norte.

Com um setlist composto por 20 músicas, a banda entregou um espetáculo repleto de clássicos. A apresentação incluiu “I Can’t Explain”, “Who Are You”, “Baba O’Riley” e “Won’t Get Fooled Again”, que encerrou a noite com grande emoção e nostalgia.

Apesar do imprevisto sofrido pelo vocalista Roger Daltrey, que precisou se ajoelhar no palco devido a uma aparente câimbra na perna, a apresentação foi marcada pela emoção do público (via NME News).

Além de Daltrey e Pete Townshend (guitarrista), a atual formação conta com Simon Townshend (guitarrista), Loren Gold (tecladista), Jon Button (baixista), John Hogg (backing vocal) e o recém-chegado Devours, na bateria.

A saída polêmica de Zak Starkey

A polêmica começou após duas apresentações em março de 2025, quando o vocalista teria reclamado publicamente da intensidade da bateria de Starkey. Daltrey chegou a interromper o show para expressar sua insatisfação.

Logo após esses shows, a banda o demitiu pela primeira vez, e o reintegrou poucos dias depois. O guitarrista, Pete Townshend, explicou haver “problemas de comunicação” entre os músicos.

No entanto, em maio, afastaram Starkey da turnê novamente. O baterista alega ter sido instruído a mentir sobre os motivos da saída. Afirma que sugeriram que dissesse ao público que deixou a banda para focar em novos projetos (via People).

Segundo o baterista, ele se recusou, afirmando que nunca pediu para sair e a banda o demitiu efetivamente, não aposentado.

Ao contrário de turnês passadas que carregavam o rótulo de “despedida”, desta vez o encerramento parece definitivo.

Pete afirmou que se sente em plena forma, mas que este é o momento certo para parar. Para ele, é o momento ideal, enquanto tudo ainda soa bem e está no controle.

LEIA TAMBÉM: Scott Devours, novo baterista do The Who, se pronuncia pela primeira vez

Tags:
Categorias: Notícias

Paraense em terras paulistas apaixonada por heavy metal desde pequena, em especial thrash, death e power metal. Influenciada pelo gosto musical do pai, adora estudar música e arrisca dizer que aprende piano. Além de advogada e pesquisadora que atua no ramo tributário, trabalha, feliz da vida, com a Wikimetal desde setembro de 2024.