Confira mais um texto escrito por um de nossos WikiBrothers:

Vamos conhecer algumas bandas que fizeram e fazem a cabeça dos Metalheads cearenses.”

Por Marcel Melo Queiroz.

Saudações amantes do bom e velho “Rock Pauleira”. Como todos devem saber, o estado do Ceará é conhecido como a “Terra do Forró”. Isso até certo ponto é verdade, tendo em vista a quantidade de bandas nascidas diariamente por estes lados e a exposição que as mesmas têm na grande mídia, que ultimamente vem ocorrendo até mesmo nas regiões Sul e Sudeste.

Porém, como estamos no Wikimetal, o intuito aqui é divulgar excelentes bandas que infelizmente ficam restritas ao conhecimento apenas do público local, isso quando acontece. Vamos agora conhecer algumas bandas que fizeram e fazem a cabeça dos Metalheads cearenses.

Beowulf – Poucos sabem, mas aqui também tivemos um pioneiro do Power Metal, o lendário Beowulf. A banda fazia um som que remetia ao Viper e ao Helloween, na época em que a banda de Mr. Weikath era praticamente desconhecida por aqui. Já que os vinis demoravam bastante a chegar no Nordeste como um todo, isso em comparação ao resto do Brasil era um verdadeiro desastre, pois já é de conhecimento geral a defasagem deste país nos anos 70 e 80 quando se trata de som pesado.

Alguns músicos do Odisseya tocam louvores cristãos em uma igreja evangélica, o que mostra que o preconceito contra credo religioso deve ser abolido também no Metal.”

Obskure – Provavelmente a banda mais reconhecida do cenário cearense, e também uma das pioneiras. Pratica um Death Metal brutal, altamente técnico e cheio de influências das diversas vertentes do Metal, sendo possível encontrar elementos desde o Progressivo ao Gótico, o que surpreendentemente a banda faz sem descaracterizar a brutalidade de seu som.

Odisseya – Uma grata surpresa que surgiu recentemente na cena de Fortaleza, praticante de um Prog/Black Metal, com influências que vão de Dream Theater a Borknagar. Apesar de ser uma banda novata, boa parte dos músicos já são experientes. O mais curioso é que alguns tocam louvores cristãos em uma igreja evangélica de Fortaleza, o que mostra que o preconceito contra credo religioso deve ser abolido também no Metal.

Caverna do Roque – Uma excelente banda do mais puro Rock And Roll. As apresentações da Caverna do Roque são literalmente incendiárias, e demonstram também a grande habilidade dos músicos em seus instrumentos, apesar da simplicidade do som, como o Rock puro e simples deve ser.

Drive Sex – Uma grande banda de Hard Rock, com um ótimo vocalista. O som da banda, com letras em português, lembra diretamente os anos 80, então fãs de bandas como Motley Crue, Cinderella, Ratt e Faster Pussycat precisam conhecer esta grande banda.

Renegados – Uma banda que representa com perfeição o que foi o Hard/Metal dos anos 70. Deep Purple, Black Sabbath e principalmente Led Zeppelin são as referências diretas, e pra que melhor? Também com letras em português que representam a inquietação do cotidiano, mais precisamente o nordestino.

Apesar do Hard, The Knickers praticam o lado mais selvagem do estilo, com referências a Warlock, The Runaways e ao Crucified Barbara.”

Vulcani – Sem dúvida alguma o grande nome do Hard Rock Cearense. Todos os músicos são fantásticos, mas o destaque inevitável é o vocalista Fets Domino, com uma voz impressionante dotada de muita personalidade. Ao vivo, principalmente, os caras mostram a que vieram.

The Knickers – Parece que o Ceará está muito bem servido de bandas de Hard Rock. Essa banda formada exclusivamente por mulheres faz um ótimo som, e todas são ótimas instrumentistas. Apesar do Hard, não espere um som calminho, pois elas praticam o lado mais selvagem do estilo, com referências a Warlock, The Runaways e mais recentemente, ao Crucified Barbara.

Steel Fox – Aqui está uma banda que faz falta no cenário cearense. Uma pena para muitos que não puderam vê-los ao vivo, como é o caso deste que vos escreve. Faziam um Power Metal competentíssimo e tinham uma excelente dupla de guitarristas, os irmãos Daniel Camelo e Júlio Alcindo, infelizmente falecido recentemente e que era conhecido como Kai Hansen nordestino. Clique aqui para conhecer o Myspace da banda.

Darkside – Thrashers veteranos da cena cearense. Uma das bandas mais aclamadas do estado, com grande reconhecimento em todo Nordeste e já tendo feito diversos shows em todo Brasil. Lançaram recentemente o petardo Prayers in Doomsday.

Estes foram apenas alguns singelos exemplos da qualidade de bandas que o Ceará possui, servindo também como incentivo para o intercâmbio de informações. Seria bastante interessante se os WikiBrothers fizessem o mesmo com suas respectivas cenas, o que serve para derrubar as fronteiras e propiciar o garimpo de bandas de qualidade tremenda.

*Este texto foi elaborado por um Wikimate e não necessariamente representa as opiniões dos autores do site.

Categorias: Opinião