O System of a Down foi formado em 1994, quando Serj Tankian e Daron Malakian, que já trabalhavam juntos na banda Soil, se juntaram ao baixista Shavo Odadjian. Com Andy Khachaturian na bateria, a banda lançou algumas demos até 1997, quando o baterista sofreu uma lesão na mão e foi substituído por John Dolmayan.

A banda ganhou a atenção do produtor Rick Rubin, da gravadora American Recordings, que decidiu assinar um contrato da banda para um disco. O álbum de estreia do System of a Down, que leva o nome da banda, foi lançado em 1998 e conta com hits como “Sugar” e “Spiders”. Na primeira turnê, a banda tocou em abertura para Slayer e Sepultura. Em 2001, a banda atingiu o auge do sucesso com o lançamento do álbum Toxicity, que liderou as paradas da Billboard além de ter sido um sucesso de vendas. Lançado uma semana antes dos ataques do dia 11 de Setembro, o single principal do álbum, “Chop Suey!”, foi censurado em diversas rádios americanas. No ano seguinte, a banda lançou o Steal This Album.

Foi apenas em 2005 que o System of a Down voltou ao estúdio, para gravar um álbum duplo, Mezmerize e Hypnotize. As duas partes do CD, lançadas com 6 meses de intervalo, trouxeram hits da banda como “Lonely Day” e “B.Y.O.B.”, que levou o Grammy de melhor performance hard rock. Os dois álbuns foram os últimos lançamentos completos do System of a Down.

Entre 2006 e 2010 a banda não fez mais shows, e se reuniu apenas para algumas apresentações entre 2010 a 2013. Atualmente, os membros do System of a Down negam o fim da banda, e continuam trabalhando em projetos paralelos. Serj Tankian lança álbuns em sua carreira solo e Daron Malakian mantém a sua banda, Scars On Broadway.

O System of a Down é conhecido pelas letras com viés políticos e sociais além da versatilidade musical composta por uma variedade de instrumentos. A banda já lançou mais de 40 milhões de álbuns mundialmente.

Confira tudo que já publicamos sobre o System of a Down aqui.

Categorias: Everything