O Soundgarden finalmente conquistou seu lugar no Rock And Roll Hall Of Fame. A cerimônia de indução ocorreu no sábado, 8 de novembro, no Peacock Theater, em Los Angeles. Além disso, a noite foi marcada por discursos emocionantes e uma performance musical que reuniu os membros remanescentes da banda com um verdadeiro time de estrelas.

O ator e comediante Jim Carrey foi o responsável por induzir as lendas do grunge de Seattle. Em seu discurso, Carrey explicou sua profunda conexão com a banda: “Quando a cena musical de Seattle explodiu, ela ressuscitou o rock and roll para mim”, declarou. Ele também relembrou quando insistiu para que o Soundgarden fosse o convidado musical em sua estreia como apresentador do “Saturday Night Live” em 1996, um evento que terminou com Chris Cornell lhe presenteando com sua guitarra, um de seus “bens mais valiosos” até hoje.

A performance musical e homenagem a Chris Cornell

O ponto alto da noite foi a reunião musical dos membros sobreviventes do Soundgarden: Kim Thayil, Matt Cameron e Ben Shepherd, além do baixista original Hiro Yamamoto. Para celebrar seu catálogo, eles convidaram um time de peso.

Primeiramente, Taylor Momsen (The Pretty Reckless) e Mike McCready (Pearl Jam) se juntaram à banda para uma versão potente de “Rusty Cage”. Em seguida, Brandi Carlile e Jerry Cantrell (Alice in Chains) subiram ao palco para uma interpretação arrepiante de “Black Hole Sun”.

Para finalizar as homenagens, a filha de Chris Cornell, Toni Cornell, acompanhada por Nancy Wilson (Heart), apresentou uma versão acústica e comovente de “Fell On Black Days”.

Discursos emocionantes e a identidade de Seattle

Naturalmente, a emoção tomou conta dos discursos. A filha de Chris, Lily Cornell, expressou sua felicidade: “Estou muito, muito feliz que ele pôde fazer música com seus amigos. No final das contas, é disso que se trata.”

Os membros da banda também prestaram homenagens. Hiro Yamamoto disse: “Chris Cornell, sentimos muito a sua falta esta noite”. Kim Thayil também lembrou do amigo: “Se algum de nós hesitava em compartilhar uma ideia, Chris era o primeiro a dizer: ‘Vamos tentar e ver o que acontece’. Sinto falta dele. Eu o amo.”

De acordo com a banda, a escolha dos convidados foi intencional. Matt Cameron e Kim Thayil explicaram que queriam manter a celebração “o mais centrada possível em Seattle”, convidando colegas, amigos e colaboradores que fizeram parte de sua identidade desde o início. “A geografia é muito importante para nossa identidade. É de onde viemos. É quem somos”, afirmou Thayil.

Por fim, para Matt Cameron, esta foi sua segunda indução (a primeira foi com o Pearl Jam em 2017). O baterista admitiu que a entrada do Soundgarden tem um significado especial, pois foi uma banda que ele “ajudou a construir desde o início”.

Confira alguns momentos especiais da cerimônia:

LEIA TAMBÉM: Soundgarden tem planos de lançar último álbum com Chris Cornell

Categorias: Notícias

Sou paranaense, amante do rock'n roll e heavy metal desde a adolescência, frequentador de shows e festivais relacionados à cena do metal, sem preconceito com estilo ou vertente, estou sempre aberto a experiências, adoro ler e escrever sobre esse universo ao qual sou apaixonado que é o heavy metal!