A passagem da banda favorita pelo Brasil sempre guarda um lugar especial no coração dos fãs, ainda mais se a apresentação marca para sempre a história da música, como aconteceu com os shows históricos do Queen por aqui na década de 1980.
O fenômeno ficou eternizado na memória de fãs ao redor do mundo pela dimensão das performances e se tornou um livro especial, comemorando 40 anos desde a primeira apresentação da banda no país, no Estádio do Morumbi, em 1981, e posteriormente no primeiro Rock In Rio da história, em 1985.
O livro Queen no Brasil, 40 anos depois, a magia continua, lançado pela Lisbela Editora, foi idealizado por William Nilsen, fundador do primeiro fã-clube de Queen na América Latina. Com 188 páginas e acabamento de colecionador, o livro traz informações detalhadas das duas vindas do quarteto inglês ao país, fotos inéditas, entrevistas com produtores, membros da equipe e relatos de fãs, a obra tem prefácio de Tim Staffel, ex-vocalista e co-fundador do Smile, banda que deu origem ao Queen
“Senti que esse era o momento certo de contar as histórias por trás daquelas apresentações que mudaram o show business em nosso país. Essa banda incrível contribuiu muito com a abertura dos portões dos grandes concertos de rock em terras tupiniquins. Posso afirmar que, após as vindas deles, outros grupos de sucesso pegaram carona e começaram a se apresentar por aqui”, explica o autor. “Sou fanático pelo Queen desde 1974. Tive o privilégio de acompanhar a banda nas turnês que fizeram em nosso país na década de 80. Neste período, Freddie Mercury tinha um estilo único de encantar multidões. Eu sabia que estava vivendo de perto momentos que iriam marcar para sempre a história do rock and roll”.
Os exemplares estão disponíveis em português, inglês e espanhol no site oficial do projeto. Acesse aqui.
LEIA TAMBÉM: Brian May publica brasileiros cantando “We Will Rock You” na construção civil; assista