Sharon Den Adel, vocalista do Within Temptation, falou sobre a reação dos fãs da banda diante das opiniões políticas em algumas de suas músicas lançadas recentemente, principalmente as que destacaram tópicos atuais como a guerra na Ucrânia e a morte suspeita de Mahsa Amini, uma mulher iraniana “detida” por não usar hijab – o lenço de cabeça que mulheres são obrigadas a usar na fé islâmica.

Em uma entrevista com o site Rock Antenne, Sharon disse [transcrição via Blabbermouth]: “Não sei como avaliar a resposta que tivemos até agora. Será que vai ajudar um pouco no final? Espero que sim. Não acho que causaremos um grande impacto com as escolhas que fizemos, mas é apenas para o debate na sociedade em geral. Acho importante que uma banda se posicione.”

Sharon Den Adel opina sobre letras políticas

A vocalista explicou: “É difícil dizer quanto impacto isso tem sobre nós no futuro. Mas acho que tivemos reações muito variadas a isso. As pessoas dizem: ‘Não seja político’. Há pessoas que estão realmente aplaudindo: ‘Finalmente, alguém está falando sobre isso’. Você sempre tem haters e amantes de alguma coisa. E acho que é esse o debate que estamos tentando levantar. Mesmo os haters, não me importo com o fato de odiarem, é o fato de estarem falando sobre isso. Mesmo o fato de odiarem talvez esteja gerando um debate dentro deles sem que percebam. É só tentar ter esse debate entre si: em que tipo de mundo queremos viver? E acho que é nisso que nós — não sei se pagaremos a conta eventualmente perdendo… Não temos escolha.”

Ela continuou: “Escrevemos um álbum que foi, em grande parte, inspirado pela Ucrânia. E quanto mais você fala sobre isso, mais envolvido você fica. Além disso, as organizações que você apoia ganham um rosto. Não é mais uma manchete. Os rostos das pessoas que você conheceu ao longo do caminho, que trabalham para essas organizações, ucranianos e também bandas com as quais trabalhamos, e músicos, se tornam pessoais porque a manchete é o rosto deles. Você pensa neles quando há outro ataque da Rússia. Você pensa: ‘Meu Deus. Espero mesmo que estejam bem’. E ainda temos contato com muitos deles.”

Questionada sobre as pessoas “se cansarem” de ouvir sobre as várias guerras que estão acontecendo ao redor do mundo, Sharon disse: “Sim, elas se cansam. Mas, infelizmente, as pessoas na Ucrânia não têm [a capacidade de desligar isso]. E as pessoas em Gaza e as pessoas no Brasil ou onde quer que algo esteja acontecendo com cartéis de drogas ou na Colômbia ou todas as coisas acontecendo politicamente, não é possível que as pessoas desistam de uma boa luta. Quando você começa a fazer isso, também é, tipo, quando você para com isso de novo? E você se envolve cada vez mais.”

Within Temptation lança documentário ‘The Invisible Force’

Recentemente, Within Temptation colaborou com a artista ucraniana e participante do Eurovision Jerry Heil no novo single “Sing Like A Siren”.

A música serve como trilha sonora para o documentário Whitin Temptation: The Invisible Force. A produção de 23 minutos acompanha com detalhes a viagem da vocalista Sharon Den Adel e seu marido, o guitarrista Robert Westerholt à Ucrânia em meio aos conflitos com a Rússia.

A sinopse oficial [via Blabbermouth] diz que Den Adel “viaja a Kiev para encontrar os fãs e oferecer a eles esperança durante uma apresentação em uma zona de guerra”.

LEIA TAMBÉM: Within Temptation lança videoclipe de “Sing Like A Siren” com participante ucraniana do Eurovision

Categorias: Notícias

Repórter e Fotógrafa em cobertura de shows, resenhas, matérias, hard news e entrevistas. Experiência em shows, grandes festivais e eventos (mais de mil shows pelo mundo). Portfólio com matérias e entrevistas na Metal Hammer Portugal, Metal Hammer Espanha, The Metal Circus (Espanha) Metal Injection (EUA), Wikimetal e outros sites brasileiros de cultura e entretenimento. Também conhecida como A Menina que Colecionava Discos - [email protected]